Credito verde
Durante a COP30, em Belém, o governo federal lançou o Empreender Clima, uma plataforma digital criada para facilitar o acesso de micro e pequenos negócios ao crédito verde. A ferramenta conecta empreendedores ao Fundo Clima, oferecendo financiamentos com juros a partir de 4,4% ao ano e possibilidade de financiar até 100% de projetos voltados à transição para uma economia de baixo carbono.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), o Sebrae e o BNDES, reunindo crédito, capacitação e conteúdo técnico em um único canal para quem empreende.
Pela plataforma, o empreendedor pode simular operações e gerar um documento de pré-enquadramento no Fundo Clima em poucos minutos, reduzindo a burocracia e encurtando a distância entre pequenos negócios e financiamentos antes restritos a grandes empresas. A proposta é apoiar desde comércios de bairro até startups e negócios de impacto que desejam investir em eficiência energética, energias renováveis, inovação tecnológica e adaptação às mudanças climáticas.