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A Black Friday de 2025 promete ser um período de forte consumo, especialmente entre o público jovem. Uma pesquisa inédita do TIM Ads, plataforma de publicidade da TIM, revela que a grande maioria (96%) dos clientes da operadora com até 35 anos pretende aproveitar as ofertas da data. O levantamento, realizado com 24 mil pessoas, destaca um consumidor disposto a investir: 33% dos entrevistados planejam um gasto superior a R$ 1.000.
O otimismo se reflete na disposição de gastos. O grupo de consumidores que pretende gastar mais de R$ 1.000 é o mais expressivo, somando 33% (dividido entre 20% que planejam desembolsar de R$ 1.001 a R$ 2 mil e 13% que devem investir acima de R$ 2 mil).
Na sequência, 20% miram gastos entre R$ 501 e R$ 1 mil, e outros 20% entre R$ 101 e R$ 500. Apenas 4% afirmaram não ter intenção de gastar, reforçando o alto engajamento da data.
Os itens de maior valor estão no radar desse público. Embora vestuário (19%) lidere a lista de desejos, categorias como eletrodomésticos (17%), eletrônicos (16%) e smartphones (15%) aparecem logo em seguida, confirmando a disposição para compras de maior porte. O interesse se estende a bem-estar (14%), videogames (13%) e viagens (12%).
A pesquisa do TIM Ads também mapeou o comportamento de compra, mostrando um consumidor "omnichannel". A maioria (31%) planeja dividir as compras entre lojas físicas e virtuais, aproveitando o melhor dos dois mundos. O restante do público se divide entre os que preferem apenas lojas físicas (23%) e os que optarão somente pelo online (21%).
Refletindo a digitalização do consumidor, o PIX foi citado por 34% dos respondentes como o meio de pagamento preferido, seguido por dinheiro (19%) e cartões (16%).
O levantamento também aponta um consumidor mais seletivo. Embora 44% acreditem nos descontos reais e enxerguem impacto positivo na data, 52% analisam as ofertas com mais cautela, buscando confirmar se os descontos são reais, o que demonstra um comportamento de compra mais consciente
NO PARÁ
No Pará, 41% dos entrevistados foram jovens até 24 anos, eles 19% dos entrevistados apontam que vão comprar roupas, seguido por 16% calçados e 16% eletrodomésticos. Os smartphones estão em 15% da preferência dos entrevistados. As compras vão ser prioritariamente em lojas físicas ou virtuais (30%).
Além disso, a compra na Black Friday pelos entrevistados do Pará, se dá porque os preços ficam mais baratos (22%) e movimenta o mercado (22%). O Pix é a forma de pagamento escolhida pela maioria, com 33% da preferência, seguido de 20% do dinheiro.