Saúde
Mais de 2 mil pessoas participaram da 2ª Corrida e Caminhada da Justiça do Trabalho, promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), em Belém e Macapá. A largada aconteceu às 6h deste domingo, 30, na frente da sede do Tribunal.
Na capital paraense, mais de 1500 pessoas se increveram para participar. Os corredores e atletas amadores percorreram 7km de corrida, mas teve também quem preferiu caminhar e realizar o percurso de 3km. De acordo com o diretor da Secretaria de Saúde do TRT-8, Álvaro José da Silva Rolo, essa iniciativa do tribunal tem o objetivo de incentivar a qualidade de vida e a prática de exercício físico.“É um evento que visa promover saúde para que as pessoas possam se preocupar em cuidar mais de si mesmos porque a saúde é fundamental para termos vida longa. Então, a gente procura trabalhar na Secretaria de Saúde do TRT-8, esse cuidado com servidores, magistrados e terceirizados. Inclusive oferecemos assessoria de corrida o ano todo para esse público interno”, disse o secretário.
O evento contou com o patrocínio master do Governo do Brasil e da Caixa Economica Feredal. Superintendente Executivo de Habitação da Caixa Econômica, que atua em Belém - Sandro Machado, destacou o compromisso da instituição em incentivar a prática esportiva. “A Caixa acredita que o esporte é a principal forma de inclusão social, sendo capaz de transformar a vida das pessoas incentivando a saúde mental e física”, afirma.
Vencedores
O primeiro lugar masculino foi conquistado por Allison Matos, 20 anos, morador de Barcarena. “Faz três anos que estou no mundo da corrida, e este ano de 2025, foi o ano que me destaquei entre os melhores. A corrida é muito importante tanto para saúde mental, como para saúde física”, falou o jovem atleta.
Já o pódio feminino foi conquistado pela atleta, Adriana Lima Duarte. “Primeiro ano que estou participando pra valer, ano passado, participei sem estar escrita e já fiquei apaixonada pelo mega evento e esse ano está bem melhor. Parabenizo o TRT pela iniciativa de estar cooperando para que o esporte e a qualidade de vida cresça na nossa cidade”, comemora.
Superação
A 2ª Corrida e Caminhada da Justiça do Trabalho foi um momento de reencontro, alegria e comemoração entre os servidores (as), magistrados (as) do TRT-8 que participaram. Eunice de Andrade, 84, ex-servidora participou dos 3 km de caminhada pelas ruas do Umarizal. “Sou servidora aposentada, faço parte da Associação dos Aposentados e vim prestigiar o que a nossa administração está proporcionado para nós”.
Geurson Moura, assistente social do TRT-8, conquistou o primeiro lugar na sua categoria. “Pelo segundo ano participo, em relação ao ano passado eu baixei o meu tempo. Eu parabenizo o TRT-8 pelo Programa TRT-8 na Medida, do qual eu participo das aulas de ioga e da assessoria corrida de rua”.
Nayana de Souza Lima, veio de Marabá para participar do evento esportivo. “Eu atuo na 4ª Vara de Marabá, ano passado participei na minha cidade. Eu corro, mas não sou profissional, eu não consegui acreditar que cheguei em primeiro lugar. Para mim foi uma grata surpresa”.
Macapá
Em Macapá, a largada também aconteceu às 6h da manhã e contou com a participação de cerca de 600 pessoas. A exemplo de Belém, a atividade integra o programa TRT-8 na Medida e tem como objetivo incentivar hábitos saudáveis, promover bem-estar e fortalecer a integração entre servidores, magistrados e a comunidade em geral. A largada da corrida foi na frente do Fórum Trabalhista, o trajeto de 7km seguiu pela Rodovia Norte-Sul, Av. dos Tucumãs e retorno ao Fórum. A caminhada foi de 3km e também iniciou no Fórum, seguiu pela Rua do Boto, Rodovia Norte-Sul e retornou ao Fórum.
Pará a juíza do Trabalho, Odaíse Martins, o evento não representa apenas uma competição, mas a responsabilidade social da Justiça Trabalhista. "Foi uma corrida solidária, os alimentos não perecíveis e os produtos descartáveis que foram doados, serão distribuídos para famílias carentes e isso não tem preço. Estão de parabéns todos que ajudaram na organização deste evento", afirmou a magistrada.
O atleta José Maria Almeida, campeão na categoria geral, parabenizou a iniciativa do TRT-8. "Estou muito feliz com o primeiro lugar e dizer que a Justiça do Trabalho está de parabéns por oferecer momentos como esse que significam saúde e qualidade de vida e que no próximo ano venha a terceira edição", salientou José Maria.
Na categoria interno masculino, o primeiro lugar foi para o servidor da segunda vara do Trabalho, Rodrigo Monteiro. "Estou muito feliz não só pelo resultado da corrida, mas pela nova iniciativa do Tribunal que está promovendo saúde para os servidores internos e para a comunidade em geral", destacou
Já na categoria feminino interno a campeã foi a juíza da 5ª Vara do Trabalho de Macapá, Amanda Mendonça. "Parabenizo a todos pela organização do evento que representa o bem-estar, a confraternização dos servidores e a celebração da Justiça social", enfatizou a magistrada.
A corrida também foi realizada nos municípios de Marabá, Parauapebas e Santarém e contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo do Brasil e apoio institucional do TRT-8 na Medida, Sicoob Credijustra, PAS TRT-8 e Trabalho Seguro.