A ordem é sambar
No mês em que se comemora o Dia do Nacional do Samba - 2 de dezembro, o projeto Samba Batuque da Feira do Açaí completa cinco anos de resistência. Para celebrar a marca, a Roda de Samba Fé no Batuque, que também está de aniversário, pelos seus 11 anos, realiza a edição “Batucada de aniversário”, nesta primeira sexta-feira do mês, 5, a partir das 20h, na Feira do Açaí, com entrada gratuita.
A Roda de Samba Fé no Batuque promove a ocupação cultural, naquele importante espaço público e histórico da capital paraense, desde 2020, em formato de uma grande roda de samba, aberta ao público, atraindo centenas de amantes do samba e da cultura popular.
Para esta edição de aniversário a roda de samba preparou uma programação especial. Na abertura do evento, tem a discotecagem da DJ Jack Sainha com seu set de sambas, afrobrasilidades e música paraense. Em seguida, Uirandê e seu Conjunto apresentam Carimbó e outros ritmos paraenses como Lundu, Boi e Xote bragantino, além de canções autorais, retratando a riqueza da Amazônia paraense por meio de uma imersão rítmica e dançante.
Depois do carimbó, a anfitriã assume a festa e recebe convidados especiais na roda, como a cantora Olívia Melo e a Escola de Samba Guardiões do Samba da Pedreira, cantando clássicos do samba, samba enredo, música de terreiro e demais sucessos populares.
Segundo o idealizador da roda de samba e do projeto mensal, o cantor e compositor, Geraldo Nogueira, o propósito sempre é levar o samba para espaços públicos e democratizar o acesso à cultura. "Estamos comemorando um grande marco com estes cinco anos dessa ocupação cultural pois enfrentamos muitas dificuldades para chegar até aqui. Então, é algo muito significativo para nós, pois evidencia o apoio do povo ao nosso trabalho. Estamos preparando uma festa muito especial”, destaca Geraldo.
Projeto
O Samba Batuque Feira do Açaí é uma ocupação cultural, sem fins lucrativos, que busca disseminar o acesso à arte, cultura e lazer de forma democrática e gratuita, em um importante espaço público e histórico da capital paraense, quebrando preconceitos contra o samba, a cultura popular e a cultura afro-brasileira. Esta edição conta com o apoio da Prefeitura de Belém, do vereador Rodrigo Moraes e da Federação das Mulheres do Pará (Femepa).
Serviço
Data: 05/12/2025, sexta-feira
Hora: 20h
Local: Feira do Açaí. R. Ladeira do Castelo. Cidade Velha, Belém
Informações: 91 98124-1363 / 91 98203-8913