Música
A banda de amazonenses Jambu que já esteve no Pará para receber o prêmio de Artista do Ano pelo Prêmio Sebrae Amazônica de Música 2025, desembarca em Belém no dia 7 de dezembro, às 19h, para o último show da turnê “MANAUERO” neste ano, do álbum lançado em abril pela gravadora Deck e que vem consolidando a identidade amazônica da banda pela imprensa musical nacional. A apresentação acontece no Studio Pub, em parceria com a Perau Produções, e conta com a participação de bandas da região como Móbile Lunar e Manatins, reforçando o diálogo entre as cenas independentes da Amazônia.
“MANAUERO” marca uma guinada emocional para o grupo: após um período em São Paulo, a banda ressignificou sua relação com o próprio território, revisitando afetos, paisagens e lembranças que moldaram seus primeiros anos em Manaus. No palco, esse retorno se manifesta em uma estética que mistura guitarras texturizadas, sotaque nortista e uma poesia urbana que conversa com a vivência manauara mas que encontra profundo reconhecimento em outras capitais da região amazônica, como Belém.
“A gente espera que o público se sinta representado, conectado e, principalmente, que se divirta no dia. É um encontro de nortistas, então sabemos que vai ser especial. É a nossa primeira vez em Belém, e sempre ouvimos que o público paraense é intenso, caloroso e vive a música de um jeito muito verdadeiro, então estamos indo com o coração aberto pra conhecer a energia das pessoas”, celebram os integrantes.
A turnê apresenta o disco com mesmo nome, que soma 13 faixas em 39 minutos, compondo músicas como “MANAUS É NOIXX (INTRO)”, “INCENDEIA”, “passatempo” e “lentamente”, explorando um novo fio estético que une indie, MPB e reggae sob o olhar afetivo da cidade. O álbum está disponível em todas as plataformas digitais.
Vale ressaltar que Belém será também a primeira cidade amazônica fora de Manaus a receber uma apresentação ao vivo do grupo, o que também cria um outro sabor para a banda: “O Norte é gigante, diverso e cheio de culturas que conversam entre si, mas que muitas vezes não se encontram na música como poderiam. Levar o MANAUERO para outras cidades é levar a nossa identidade, mas também reconhecer a identidade de cada lugar. É fortalecer a cena, mostrar que temos vozes, ritmos e histórias que merecem circular dentro do próprio Norte", afirmam.
Sobre a banda
Formada por Gabriel Mar (voz/guitarra), Roberto “Bob” Freire (guitarra), Gustavo “Guga” Pessoa (baixo) e Yasmin “ysmn” Moura (bateria/voz), a Jambu surgiu em Manaus em 2020, lançou seu primeiro álbum tudo é mt distante em 2023 e, desde então, tem expandido sua presença nacional. Hoje, soma mais de 5 milhões de streams e 40 mil ouvintes mensais, já participou de festivais como Hacktown, LED, Sou Manaus e Manacaos, além de ter integrado o programa “Alerta Experimente TVZ”, no Multishow.
Em 2025, a banda foi destaque no Prêmio Sebrae Amazônia de Música, levando os troféus de Melhor Lançamento de Rock e Artista do Ano e está entre as indicadas ao Prêmio TMDQA como Banda Revelação. Após o encerramento da turnê, em 2026, o grupo pretende apresentar novos trabalhos ao público.
SERVIÇO
Show: Jambu - Tour “MANAUERO” em Belém/PA
Data: 7 de dezembro de 2025
Horário: Abertura da casa 18h
Local: Studio Pub - R. Pres. Pernambuco, 277 - Batista Campos