Cidadania
"Eu já estive com essa equipe da Justiça Itinerante, no ano passado, em Pacajá. Então, já tinha o conhecimento de como acontecia e foi por isso que eu vim até aqui. E foi um processo rápido porque se a gente for procurar um outro meio, pode até resolver, mas é mais prolongado. Aqui não, aqui é imediato. Muito bom!", elogiou Rosivaldo Rodrigues Cardoso que é mecânico e viajou mais de 240 quilômetros de Pacajá até Goianésia do Pará para receber o atendimento pelo Programa Justiça Itinerante, que desde o início desta semana atende a população da região do município de Goianésia, localizado no sudeste do Pará.
Assim como o mecânico Rosivaldo, mais de 900 pessoas buscaram o serviço do programa na localidade nos três primeiros dias de itinerância. É o caso do autônomo Antônio Luís Alves Santana, morador do bairro Colegial, onde ocorre a itinerância. Ele soube da ação e trouxe a esposa para trocarem o documento de identidade. Chegando no local, eles descobriram outros serviços e acabaram recebendo ao todo, cinco atendimentos. "A identidade era muito antiga, mas também tem esse negócio do dinheiro que eu tô há três anos sem receber meu PIS. Todos os anos eu recebia, tô com duas carteiras cheias, já tô na terceira e nada de receber. A mulher também veio fazer o mesmo, mexer com a identidade. E aí, como foi alegado um processo do INSS, e aqui na carreta resolve também, agora ela já vai correr atrás, inclusive da Receita Federal", contou o idoso.
Ele ainda elogiou o atendimento recebido. "Tem muita gente, mas ao mesmo tempo tem muito atendimento. O pessoal sabe conversar com as pessoas. Tem gente cega, analfabeta e eles explicam direitinho, com calma. Tem até criança fazendo documento. Os pais, coitados, com a condição financeira fraca, já em cima do Natal. E uma gratuidade dessa daí, quem é que não quer? Eu perderia um mês de serviço para correr atrás disso".
Facilidade
A empreendedora Ana Paula Vieira também foi uma das pessoas atendidas. Ela conta que descobriu os serviços por diversos meios. "Eu soube da itinerância através de carros de som, postagens e pelo WhatsApp. Aí eu vim tirar a identidade do meu filho de três anos. Eu já tentei umas três vezes tirar a identidade dele e nada. Já estava com planos de ir em Jacundá, mas até chegar lá são umas duas horas de relógio, tem que pagar a alimentação, às vezes até dormir lá pra poder retornar no outro dia. E aí eu preferi vir até aqui, mais rápido, fácil e foi maravilhoso, o pessoal aqui é super ágil".
Para a dona de casa Jociara da Silva, a única alternativa para atualizar o CPF era ir até Tucuruí. "Aqui no Correio da cidade não dá pra fazer esse trabalho. Então foi uma economia de dinheiro, de distância. Muito melhor ter feito aqui. Ainda mais que foi mais de um dia, né? Porque quem não pôde vir ontem, veio hoje. Assim, é bem melhor. Me botaram logo pra prioridade, depois vai organizando tudo lá dentro. Foi rápido e beneficiou todo mundo da cidade", afirma.
Os atendimentos foram divididos em três pontos: Fórum da Comarca de Goianésia, ao lado, na Carreta da Itinerância e na Assembleia de Deus atrás do fórum. A irmã da doméstica Maria Machado dos Santos trabalha na igreja que sedia alguns atendimentos e levou a informação para ela. "Eu vim resolver o problema de um CPF meu e eu consegui, graças a Deus. Estava bloqueado, aí ele pediu pra passar lá com o contador e ajeitar uns papéis. Vou ter que pagar uma multinha, mas é melhor porque é ficar bloqueado o tempo todo. Se eu não tivesse aqui agora, eu ia ter que ir lá para o final do mês em Tucuruí, ou talvez, nem no final do mês, só daqui uns dois ou três meses. Porque a gente não tem condição quase, a condição é fraca e leva tempo", explicou.
O funcionário público Antônio Araújo de Lima também foi em busca de um serviço e saiu com dois problemas resolvidos. "Eu fui na identidade, aí me falaram que ia ter atendimento aqui a semana toda e acabei recebendo o serviço da Defensoria Pública também. Deu tudo certo, foi resolvido já, inclusive sobre a guarda do meu filho. Esse serviço desenrola muita coisa que está pendente e ainda é bem rápido. Resolve tudo", conta.
Para o último dia de itinerância em Goianésia do Pará, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), do TRT-8, assinou termo de cooperação com a Vara do Trabalho de Tucuruí e realizará nesta sexta-feira, 12, audiências de conciliação de processos originários da Vara e de processos autuados durante a Itinerância.
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), e órgãos como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Polícia Civil do Pará, INSS, Ministério Público do Trabalho, INCRA, Receita Federal e Caixa Econômica Federal seguem também com os atendimentos até esta sexta-feira, 12, das 8h às 15h.