Cultura
Na noite desta quinta-feira, 18 de dezembro, será lançada oficialmente a edição impressa da Revista Circular, marcando um momento histórico para o projeto que há 12 anos atua na promoção da cultura, da economia criativa e do patrimônio no centro histórico de Belém. A programação, no Mercedários – UFPA, será destinada a convidados e reunirá gestores culturais, artistas que integram o projeto, entrevistados, equipe de realização da revista, apoiadores do Circular, autoridades e representantes da imprensa.
Pela primeira vez, a publicação ganha versão impressa, com patrocínio das Lojas Renner. A cerimônia conta ainda com o apoio do Banco da Amazônia e da UFPA. Embora o lançamento oficial aconteça nesta quinta-feira, a revista já teve exemplares distribuídos durante a COP 30, em novembro, e na última edição do Projeto Circular, realizada no domingo, 7 de dezembro. Além disso, a publicação terá uma versão digital prevista para 2026, ampliando ainda mais seu alcance.
A edição especial, com tiragem limitada a mil exemplares, celebra a trajetória do Projeto Circular e traz como eixo central temas urgentes e contemporâneos, como a COP 30, patrimônio cultural, clima e sustentabilidade. O conteúdo também promove debates sobre ciência, agroecologia e políticas culturais, reafirmando o compromisso da revista com reflexões críticas e plurais sobre a Amazônia e o mundo.
Com edição bilíngue, em português e inglês, a chegada ao formato impresso representa um passo significativo no fortalecimento da presença física da Revista Circular, ampliando sua circulação para além do ambiente digital. A publicação aposta na experiência sensorial da leitura, valorizando o contato com o papel, o ato de folhear páginas e a fruição mais profunda do conteúdo cultural.
Conteúdo editorial
Nesta edição histórica, a Revista Circular reúne entrevistas com Priscila Tapajowara e Miguel Chikaoka, além de reportagens e artigos que abordam ciência e saberes tradicionais, agroecologia e sustentabilidade, políticas culturais voltadas para mestres e mestras da cultura, os novos espaços culturais de Belém situados no centro histórico e as expectativas para a reinauguração do Cinema Olympia, um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade.
A Revista Circular é vinculada ao Projeto Circular, um movimento cultural e comunitário que desenvolve ações de arte, cultura e economia criativa no centro histórico de Belém, especialmente nos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto.
Criada em 2016, a revista foi idealizada por Makiko Akao e por Luciana Medeiros, jornalista que assume a edição e a coordenação editorial, com projeto gráfico assinado por Marcio Alvarenga. Entre 2016 e 2021, foram lançadas nove edições digitais. Ao longo dos anos, a publicação consolidou-se como um espaço de reflexão, memória e valorização da produção cultural amazônica. O dia 18 de dezembro de 2025 marca, portanto, o lançamento da primeira edição impressa da revista.
Serviço
Lançamento oficial da edição impressa da Revista Circular
18 de dezembro (quinta-feira)
18h às 22h
Mercedários – UFPA
Boulevard Castilhos França, s/n
Programação
18h – Galeria de Arte da UFPA (GAU) – aberta à visitação
18h30 – Exibição do curta-metragem “Histórias da Campina” (dir. Larissa Ribeiro)
19h – Revista Circular – Rumo aos 10 anos
20h – Celebração dos 12 anos com Música no Jardim – Sotaques da Amazônia, com Ricardo Smith e Rafael Guerreiro, além de Carlos Canhão, Sonyra Bandeira e Tâmara Almeida