Nova Gestão
Foto: Divulgação
O Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) aprovou, nesta sexta-feira, 19, durante a realização da Assembleia Geral Extraordinária (AGE), um novo Estatuto que marca uma atualização estratégica em sua estrutura de governança. As mudanças incluem a instituição da Presidência do Conselho, a nomeação de um presidente executivo e a definição da nova composição do Conselho Diretor da entidade.
Com a nova configuração, Anderson Baranov assume a função de presidente do Conselho Diretor do Simineral, enquanto Emerson Rocha passa a ocupar o cargo de presidente executivo, responsável pela gestão estratégica e operacional da entidade. Segundo Anderson Baranov, a atualização estatutária representa um avanço institucional importante e resulta de um processo de modernização da entidade.
“Propusemos a atualização do Estatuto com foco no fortalecimento da governança do Simineral, criando uma estrutura mais clara, estratégica e alinhada aos desafios atuais e futuros do setor mineral. Esse novo modelo prepara a entidade para um novo ciclo de atuação”, afirma.
Ampliação
Entre as mudanças aprovadas, o novo Estatuto também amplia o perfil de associados, permitindo a adesão de empresas e organizações do segmento da mineração, não necessariamente mineradoras. A medida reforça o caráter representativo do Simineral e amplia o diálogo com toda a cadeia produtiva ligada ao setor.
“Essa ampliação faz parte dessa atualização institucional e fortalece o papel do Simineral ao permitir uma representação mais diversa e conectada às diferentes atividades que integram a mineração no Pará”, destaca Baranov.
Nova Presidência Executiva
Bacharel em Direito e com MBA em ESG e Sustentabilidade Corporativa, Emerson Rocha tem trajetória consolidada em relações governamentais, gestão social e comunicação institucional.
“Assumo esse desafio com o compromisso de executar as diretrizes definidas pelo Conselho Diretor, fortalecer a organização administrativa do Simineral e manter a entidade próxima dos associados, com foco nas metas institucionais”, afirma o presidente executivo.