Tecnologia
Foto: Divulgação
A Equatorial Pará instalou, em dois pontos da Região Metropolitana de Belém, equipamentos inteligentes que permitem o depósito de embalagens vazias em troca de benefícios. As máquinas, chamadas de retorna machines, estão localizadas no Aeroporto Internacional da capital paraense e também na Hub de Reciclagem Ambipar, ao lado da Praça da Bíblia, em Ananindeua.
A iniciativa integra o programa E+ Reciclagem, da área de Eficiência Energética da distribuidora, e amplia as opções de descarte ambientalmente adequado. As máquinas aceitam garrafas PET e embalagens de alumínio, aço, longa vida, vidro e plásticos PP e PE, que são encaminhadas para reciclagem.
Como incentivo, os participantes podem converter os materiais entregues em bônus na conta de energia, além de outros benefícios, como cashback via Pix, recarga de celular e descontos em aplicativos de mobilidade, entre outras opções. Pricila Hinvaitt, analista da área de Eficiência Energética, destaca que o E+ Reciclagem já arrecadou mais de 30 toneladas de resíduos desde 2015 e reforça que a chegada das Retorna Machines fortalece ainda mais o compromisso ambiental da distribuidora. “O E+ Reciclagem é um sucesso, com resultados expressivos para o meio ambiente. A instalação dessas máquinas amplia as opções para a população descartar corretamente seus resíduos”, afirma.
Como funciona?
Para utilizar as Retorna Machines, basta baixar gratuitamente o aplicativo Triciclo, disponível para Android e iOS. Por meio dele, o usuário registra a entrega dos resíduos e acumula “tricoins”, que podem ser trocados por bônus na fatura de energia ou outros benefícios. O app também permite localizar a máquina mais próxima, verificar seu funcionamento e doar pontos a instituições beneficentes.