ENTRETENIMENTO
Foto: Divulgação
O Centro Cultural Banco da Amazônia (CCBA) integra a programação de Uma Noite no Museu, iniciativa do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realizada nesta sexta-feira, dia 9, reunindo diferentes espaços culturais de Belém em uma ampla agenda de exposições, mostras imersivas e visitas noturnas aos museus da capital. Como parte do evento, o Centro manterá suas salas abertas ao público até às 22h, com quatro exposições em cartaz.
Uma das atrações é a exposição “Uma Belém no Olhar de Alguém”, que abre ao público no próprio dia 9 e segue em cartaz até 8 de abril. Com curadoria de Emanuel Franco, a mostra reúne 35 fotografias produzidas por 21 profissionais das artes visuais atuantes em Belém e é uma homenagem do Banco da Amazônia ao aniversário da capital que abriga a sede da Instituição há 83 anos.
As imagens revelam múltiplos olhares sobre a cidade, explorando paisagens, memórias, afetos e contrastes da capital amazônica, com registros que transitam entre o cotidiano urbano, o patrimônio histórico, a relação com a água, os mercados e a população, compondo uma rica paisagem humana.
Outra atração é “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, Mostra que chegou pela primeira vez à Amazônia, com curadoria do líder indígena e ambientalista Ailton Krenak e do Instituto Tomie Ohtake. Reúne 82 fotografias do japonês Hiromi Nagakura, produzidas entre 1993 e 1998 durante viagens pela região ao lado do líder indígena. Em cartaz até 22 de fevereiro de 2026, a exposição conta ainda com a obra “Território imemorial”, do artista Gustavo Caboco.
Integra a programação também a exposição “Habitar a Floresta”, com curadoria dos arquitetos Marcelo Rosenbaum e Fernando Serapião. A mostra apresenta 13 projetos arquitetônicos desenvolvidos em colaboração com povos originários, comunidades ribeirinhas e quilombolas da Amazônia brasileira e de territórios latino-americanos, como Peru e Equador. Patrocinada pelo Banco da Amazônia e pelo Governo Federal, a exposição integrou a programação oficial da COP30 propondo reflexões sobre arquitetura, biodiversidade e modos de habitar em harmonia com a floresta. A exposição estará em cartaz até 1º de fevereiro.
Quem for ao Centro Cultural do Banco da Amazônia ainda pode visitar a mostra imersiva “Clima: O Novo Anormal”, criada por Fernando Meirelles e Cláudio Ângelo. A exposição combina arte, tecnologia e dados científicos para discutir as mudanças climáticas, com foco na Amazônia e nos debates da COP30, oferecendo experiências interativas que convidam o público à reflexão sobre a crise climática e caminhos possíveis de ação. A exposição segue até 8 de fevereiro.
SERVIÇO:
Uma Noite no Museu:
Exposições Uma Belém no Olhar de Alguém; Habitar a Floresta; Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak; e Clima: O Novo Anormal.
Data: 09.01.2026
Local: Centro Cultural Banco da Amazônia, av. Presidente Vargas, 800.
Hora: das 10 às 22h
Programação: gratuita