SAÚDE
Em tempos de preços altos no supermercado e rotina cada vez mais corrida, manter uma alimentação saudável pode parecer um desafio, mas não precisa ser. De acordo com a nutricionista Lorena Begot, da Hapvida, é possível comer bem sem pesar no bolso, especialmente aproveitando os ingredientes típicos e acessíveis da região Norte. “A alimentação saudável não precisa ser cara, nem complicada. No Pará, temos uma variedade incrível de alimentos naturais e nutritivos que fazem parte da nossa cultura e que podem ser grandes aliados na saúde e na economia doméstica”, explica.
Ela destaca que itens como a goma de tapioca, o açaí, o peixe fresco de feiras locais e frutas da estação como banana, cupuaçu e bacuri, são opções acessíveis e ricas em nutrientes. “O segredo está no planejamento e na escolha consciente dos alimentos. Muitas vezes, o que encarece a alimentação são os ultraprocessados, os fast foods e a compra sem lista. Quando a gente organiza as refeições da semana e aposta no que é da terra, o impacto positivo é imediato”, orienta Lorena.
Para ela, um bom começo é substituir os alimentos industrializados por preparações caseiras. “Um cuscuz com ovo no café da manhã, uma salada de folhas regionais com arroz, feijão e uma proteína no almoço, e a noite, um omelete rico em proteínas, como frango ou carne desfiados, carne moída, e se necessário, acrescentar a ceia, podendo ser composta por uma fruta. São exemplos simples, nutritivos e econômicos”, afirma. A nutricionista lembra ainda que alimentos como a farinha de mandioca e o tucupi, presentes no dia a dia paraense, podem compor pratos saudáveis se usados com moderação.
Outro ponto importante, segundo a profissional, é evitar desperdícios. “A gente pode reaproveitar o que tem em casa e transformar em receitas diferentes. A banana madura vira panqueca ou bolo, a sobra do arroz pode ser base para bolinhos, e as cascas de legumes viram caldos. Cozinhar mais e comprar menos pronto também gera economia”, completa.
Com criatividade e informação, é possível manter a tradição da culinária paraense sem abrir mão da saúde nem estourar o orçamento. “Cuidar da alimentação é um investimento diário no bem-estar. E isso começa com escolhas simples, conscientes e possíveis para a realidade de cada família”, conclui Lorena Begot.