SAÚDE
Foto: Divulgação
Após um período sem a realização de cirurgias ortopédicas, a Prefeitura Municipal de Barcarena volta a ofertar esse tipo de procedimento à população do Sistema Único de Saúde (SUS). A retomada foi possível com a parceria do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), no complexo hospitalar municipal e representa um avanço importante para a saúde pública, garantindo atendimento especializado ainda mais próximo da população.
A primeira cirurgia ortopédica foi realizada no Hospital Municipal Dr. Afonso Rodrigues de Almeida Neves (HMRAN) e simboliza a reestruturação da assistência hospitalar no município, que passa a oferecer novamente procedimentos de média complexidade, reduzindo a necessidade de transferências para outras cidades da região.
Aprovação - Moricelia Nascimento Moreira, de 44 anos, vítima de um acidente de moto que resultou em fratura de clavícula foi a primeira paciente operada neste novo modelo assistencial.
“Tive um ótimo atendimento. Fui muito bem recebida por toda a equipe e me senti bastante segura aqui no hospital. A cirurgia foi um sucesso, estou bem medicada e me recuperando bem. Só tenho gratidão”, afirmou a a usuária, que atua como babá no município.
Qualidade - O médico ortopedista Marco Antônio aponta que a retomada das cirurgias ortopédicas no município reforça o fortalecimento da rede pública de saúde.
“A implantação do novo serviço amplia o acesso a atendimentos especializados, reduz a necessidade de transferências para outras localidades, possibilitando que o usuário faça o tratamento perto de sua família, beneficiando diretamente a população usuária do SUS. É um grande orgulho fazer parte desse projeto do Instituto”.
A nova gestão contempla ainda, o Hospital Municipal Wandick Gutierrez (HMWG), o Complexo Municipal de Saúde Raimundo Santana Ribeiro e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, fortalecendo a oferta de uma assistência ainda mais segura, qualificada e humanizada aos seus usuários.
Para a secretária Municipal de Saúde de Barcarena, Milvea Carneiro , a oferta de cirurgia ortopédica foi mais um passo avançando na melhoria dos serviços de saúde no município. “Não temos dúvida de que a chegada do Instituto às nossas instituições é para que possamos continuar entregando um serviço ainda melhor, com melhores resultados para a saúde da nossa população”.
O diretor Operacional Norte do INDSH, José Neto, destacou que o retorno da realização do procedimento na unidade representa um marco inicial da nova fase da saúde em Barcarena.
“O INDSH assumiu o Complexo Hospitalar de Barcarena com responsabilidade e compromisso, já viabilizando as cirurgias de média complexidade, entre elas, de ortopedia, para dirimir a demanda reprimida. Essa gestão trará modernização, qualidade e segurança assistencial, marcas registradas do Instituto e fundamentais para o fortalecimento da saúde pública no município”.
Para o gestor, a retomada de procedimentos cirúrgicos no próprio município reflete diretamente na resolutividade do sistema de saúde. “Nos próximos meses, a população perceberá uma transformação significativa na capacidade de atendimento, na resolutividade dos serviços e na satisfação dos usuários”.
Reconhecido internacionalmente, o INDSH possui certificação Qmentum Internacional Diamante e passa a administrar as unidades de saúde do município com foco na ampliação do acesso, na segurança do paciente e na qualificação da assistência, fortalecendo a saúde pública em Barcarena.