Campeão

O atleta paraolímpico Alan Fonteles, medalhista de ouro nas Paraolimpíadas de Londres, chega a Belém no início da tarde deste sábado (15). Ele será recebido, no aeroporto internacional de Belém, por familiares, amigos e fãs, e, em seguida, será conduzido em um carro do Corpo de Bombeiros pelas ruas da capital.
No total, uma guarnição formada por quatro bombeiros e dois batedores da corporação acompanhará o trajeto que será percorrido pelo campeão. A previsão é que o desfile termine no conjunto Júlia Sefer, onde mora a família do medalhista. Na viatura, além de Alan Fonteles, estarão os pais do atleta. A intenção é dar oportunidade para que o público possa ver de perto a medalha de ouro conquistada pelo paraense.
Alan Fonteles, 20 anos, começou no esporte aos 7 anos, treinado por Suzete Montalvão, professora do Núcleo Pro Paz Mangueirão e que trabalha com alunos especiais. Na época, ele foi atendido pelo projeto Papo Cabeça, desenvolvido, então, pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Desde o início da trajetória do jovem atleta – que teve as duas pernas amputadas acima do joelho ainda bebê –, ela viu nele uma grande promessa. Durante a iniciação e adaptação desses jovens no esporte, explica, alguns apresentam melhor desempenho e são direcionados de acordo com a vocação.
Na prova dos 200 metros rasos T44, o atleta paraense deixou o favorito sul-africano Oscar Pistorius para trás, garantindo a medalha de ouro nas Paraolimpíadas de Londres. Alan foi o único atleta mencionado nominalmente pela presidente Dilma Rousseff na última quinta-feira (13), no encontro que reuniu, no Palácio do Planalto, em Brasília, todos os medalhistas brasileiros das Paraolimpíadas de Londres. A presidente enalteceu a vitória do atleta do Pará.