A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) iniciou nesta terça-feira (14) o I Curso Regional sobre Álcool e outras Drogas: Sujeito, Sintomas e Intervenções. Voltado para profissionais da área da saúde, educação e assistência social, o treinamento reuniu em Belém um público oriundo de nove municípios do Marajó. A ideia é que as demais regiões do Estado tenham também acesso a essas informações.
Enfatizando a importância de discutir o tema, a secretária adjunta da Seas, Meive Piacesi, enfatizou a relevância do Plano Estadual de Ações Integradas sobre Drogas. “É uma prioridade do governo, faz parte da Agenda Mínima”, assegurou. “Existe uma necessidade de atentar para as políticas públicas, e a sociedade precisa compreender o fenômeno do uso de drogas e de como olhar os usuários. É de fato um plano, não uma ação isolada”, completou.
A secretária municipal de Assistência Social de Paragominas, Dyjane Chaves Amaral, falou sobre o Plano Municipal de Enfrentamento às Drogas. “Qualidade de gestão é fundamental”, afirmou. “O preparo e o conhecimento técnico, aliados a um trabalho de base na educação, definem resultados”, disse. Paragominas, município considerado modelo nesse quesito, comemorou em março um ano de criação do pacto, que sensibiliza a população sobre o problema.
Para a professora Cristina Ferreira, que ministrou o curso, “escutar o sujeito é o principal instrumento de ajuda”. A situação torna-se ainda mais complexa, segundo ela, por englobar uma droga lícita e de fácil acesso, que é o álcool. “O uso da droga é uma saída do sujeito para dar vazão a um sofrimento. Esse problema perpassa o ser humano. Somente o indivíduo conhece seu sofrimento e ele só consegue sair do quadro de dependência quando entende porque entrou”, explicou.
O curso segue até quinta-feira (16), com apoio do Conselho Estadual sobre Drogas (Coned), Escola de Governo do Pará (EGPA) e secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa), Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e Educação (Seduc).
Tags
Promoção Social SEASTER
Relacionadas
-
Segurança
Catadores de material reciclável recebem equipamentos de proteção individual
-
Paragominas e São Domingos do Capim
Defesa Civil entregará 800 cestas básicas às famílias atingidas pelas enchentes
-
Articulação
Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes é tema de reunião
-
Paragominas
Estado presta assistência aos desabrigados após fortes chuvas
-
Reconhecimento
Seaster encerra Semana do Artesão com serviços de cidadania
-
Dia do Artesão
Estado apoia projeto de lei que beneficia o artesanato paraense
-
Palestras
Seaster orienta mulheres sobre segurança alimentar
-
Cultura e autonomia
Venezuelanas participam de semana de valorização da mulher Warao
-
Concurso Público
Mais de 900 inscritos comparecem às provas da Seaster
-
Seaster
Mais de mil candidatos devem fazer prova de concurso no domingo