O concurso de Miss Mix é, tradicionalmente, uma das noites mais animadas e movimentadas do Arraial de Todos os Santos da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. Com a participação expressiva da comunidade LGBT paraense, a festa é um exemplo de respeito e celebração à diversidade. E este ano, o espaço para o público 'mix' recebe novamente várias participações. O concurso de miss terá 50 concorrentes, que se apresentam a partir da meia noite do sábado, 15, na arena principal do Centur.
A vencedora no concurso de 2012, Danna Moraes, é a própria estilista dos figurinos que utiliza nas perfomances e garante que o prêmio foi muito importante na sua vida. ‘’Eu era uma pessoa desconhecida e depois do concurso ganhei reconhecimento e respeito’’, conta. E para as concorrentes deste ano ela aconselha: "Se você tem algum objetivo, coloque Deus na frente, acima de tudo, e persista, que você conseguirá a sua tão esperada vitória’’.
Outra competidora que já fez história no Miss Mix, Raissa Gorbatchev, vencedora no ano de 2007, não esconde a tristeza por não poder competir nesta edição do concurso. “Este ano não estarei presente, mas meu coração vai. Nossa cultura é tudo. Perdendo ou ganhando o importante é mostrar a arte, a criatividade e garra, pra mim isso é essencial. Eu já participei doente e quando entrei para desfilar, senti que tudo passou, foi emocionante’’, comenta.
A partir desta sexta-feira, 14, o Arraial de Todos os Santos 2013 entra no seu último final de semana, mas sem deixar de levar ao público as melhores atrações da quadra junina: o Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, grupos parafolclóricos, shows musicais, cordões de pássaros, pássaros juninos e a já tradicional competição da Miss Mix. A entrada para todas as apresentações é franca.
A programação do Arraial inicia, diariamente, a partir das 18h. Além da apresentação das quadrilhas juninas, quem for ao Centur nesta sexta-feira também poderá prestigiar as apresentações do cordão de pássaro Bigodinho da Brasília, de Outeiro, no Cine Líbero Luxardo, e dos cordões de pássaro juninos Tangará, do bairro da Campina, e Tem Tem, do Guamá, que se apresentam a partir das 19h no Teatro Margarida Schivasappa. A programação terá, ainda, os espetáculos do Boi-bumbá Garboso, do Jurunas, o grupo Parafolclórico Iaçá, da Pedreira, e apresentação dos músicos Adilson Alcântara e Chiquinho do Acordeón, no palco da Praça do Artista (andar térreo do Centur).
No sábado, 15, o Arraial traz para o público, juntamente com as quadrilhas, uma revoada de pássaros juninos e cordões de pássaros. No Palco do Cine Líbero Luxardo, acontece a perfomance do Cordão de Pássaro Ararajuba, de Mosqueiro, às 18h, e, no Teatro Margarida Schivasappa, a animação fica por conta dos Pássaros Juninos Sabiá, de Canudos, e Beija-flor, do Guamá.
Quem abre os shows da noite de sábado, na Praça do Artista, são o Boi Estrela de São Jorge, do município de Capanema, e a banda Mistura Nativa. Fechando a programação, a partir de meia-noite, as performances "Matinta Pereira: Na Calada da Noite", de Alfredo Reis, e de Magda Strass, que antecedem o concurso de Miss caipira Mix.
No domingo, 16, além do concurso de quadrilhas mirins e adultas na arena principal, haverá a apresentação dos cordões de Pássaro Bem-te-vi, do Telégrafo, e Tangará, da Campina, no Cine Líbero Luxardo. No palco do Margarida Schivasappa se apresentam os Pássaros Juninos Uirapuru e Rouxinol, ambos do bairro da Pedreira. Na Praça do Artista, o boi de máscara Vaidoso, de Ananindeua, e o grupo Flor da Amazônia, da Sacramenta, serão as últimas atrações do dia.
Serviço: O Arraial de Todos os Santos vai até o dia 18 de julho, no Centur, sempre a partir das 18h. A entrada é franca. A programação completa pode ser acessada no portal da Fundação Tancredo Neves (www.fcptn.pa.gov.br).