Equipe da Seas visita Ceasa gaúcha para compartilhar ações do Banco de Alimentos

Uma equipe da Secretaria de Assistência Social do Estado (Seas) visitou as Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS), com objetivo de conhecer algumas ações desenvolvidas no complexo, com foco no Banco de Alimentos. A visita aconteceu na última segunda-feira, 22, e objetivou também conhecer o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O PAA é uma das ações do programa Fome Zero, do Governo Federal, e garante acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional, assim como permite adquirir, a preços justos, a produção proveniente da agricultura familiar. Em 2012, o programa garantiu alimentação adequada para 30 mil pessoas em todo o Pará. Foram 472 agricultores familiares atendidos e 716 mil toneladas de alimentos in natura distribuídas para 124 entidades socioassistenciais.

Segundo a coordenadora de Programas e Projetos de Alimentação e Nutrição da Seas, Sheila Lisboa, a Ceasa/RS é uma referência na execução do programa. "Nossa meta é identificar e cadastrar os potenciais beneficiários, especialmente aqueles em situação de extrema pobreza, com prioridade a povos indígenas e quilombolas", afirmou. O diretor Técnico da Ceasa/RS, Gerson Madruga, falou sobre a estrutura do complexo, que concentra mais de dois mil produtores gaúchos e doou, no ano passado, 550 mil toneladas de alimentos. Ele também destacou o Programa de Monitoramento de Qualidade de Produtos, cujo objetivo é garantir mais qualidade aos alimentos disponibilizados à população do estado, monitorando a presença de resíduos de agrotóxicos de uso não autorizado no Brasil, ou ainda autorizados, mas acima dos limites máximos estabelecidos ou de uso não recomendado para a cultura.

Banco de Alimentos

O Ministério do Desenvolvimento Social já aprovou os recursos para a implantação do Banco de Alimentos no Pará. O projeto, orçado em R$ 1.575.000,00, será coordenado pela Seas em parceria com as Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional.

Com a implantação do Banco de Alimento, o excedente desperdiçado na Ceasa passará por um processo de aproveitamento integral, desde a coleta até a distribuição in natura, que será destinada às instituições e entidades sociais sem fins lucrativos, às famílias de catadores da Ceasa, além da comunidade ribeirinha do Porto da Ceasa.

Para Sheila Lisboa, coordenadora da Seas, “a gestão compartilhada com a Ceasa é fundamental para o êxito do projeto no Pará”. Em sua apresentação aos técnicos paraenses, a nutricionista responsável pelo Banco de Alimentos da Ceasa/ RS, Marineli Meliga, explicou que há uma expressiva quantidade de frutas, legumes e verduras que são dipensadas da área de venda diariamente apenas por não apresentarem um aspecto vistoso, mas que ainda se encontram em condições para o consumo. “Em vez de serem descartados como resíduos orgânicos, esses alimentos são encaminhados para o Banco de Alimentos, que será responsável pela coleta e seleção de hortifrutigranjeiros que serão doados às entidades cadastradas no programa", disse Marineli.


Tags

SEASTER Promoção Social