A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) reuniu aproximadamente 120 pessoas das Regiões Metropolitana de Belém, Guamá, Capim e Caeté para uma ação de capacitação. Os participantes - atuantes e novatos - foram treinados para atuar como entrevistadores do Cadastro Único (CadÚnico), instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, que está diretamente vinculado ao processo de admissão em benefícios concedidos pelo governo.
Programas como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, ProJovem Adolescente e Bolsa Verde – que está realizando mutirões de busca ativa no estado – recorrem aos registros do Cadastro Único como fonte de informações sobre seu público.
Durante as aulas de capacitação, ministradas por técnicos da Seas, os candidatos receberam o Manual do Entrevistador e um Caderno de Atividades. Além de acompanhar as explicações didáticas, vídeos e exercícios, os participantes tiveram a oportunidade de trocar informações e esclarecer dúvidas. O curso teve duração de três dias e encerrou na última quinta-feira, 8, quando os entrevistadores foram submetidos a um teste. Os aprovados receberam certificados e já estão aptos a atuar na confecção dos cadastros.