MDS e Seas entregam para municípios lanchas projetadas pela Marinha

Representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Secretarias Nacional e Estadual de Assistência Social, gestores municipais e técnicos estiveram reunidos nos dias 19 e 20 deste mês, em Belém, para discutir a ampliação dos serviços socioassistenciais e torná-los mais eficazes. Uma das pautas do Encontro Estadual sobre Assistência Social Básica e As Famílias Ribeirinhas: Um desafio a vencer, que contou com a participação de 24 municípios convidados, foi a utilização de lanchas para dinamizar as ações de proteção social básica e melhorar o atendimento prestado às populações ribeirinhas. Na ocasião, MDS e Seas repassaram aos municípios um total de 33 lanchas – desenvolvidas pela Marinha especificamente para esse tipo de assistência.

“A pobreza e as desigualdades são nossos maiores problemas. É preciso levar em conta a realidade específica de algumas localidades paraenses para poder adaptar as estratégias necessárias ao atendimento de cada uma”, ressaltou o titular da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Heitor Pinheiro. “É muito importante que todas as esferas de governo estejam aqui presentes para conhecer e entender melhor nossos problemas. Lutamos com muita dificuldade para vencer nossos desafios e a entrega dessas lanchas representa um avanço no que diz respeito à qualificação do serviço de assistência”, assegurou o prefeito de Senador José Porfírio, Carlos José.

Para a secretária nacional de Assistência Social, Denise Colin, o fator amazônico é prioridade quando o assunto é a assistência às comunidades que vivem nessa região. “As lanchas garantem maior agilidade e reduzem o tempo gasto nos deslocamentos. Com o uso adequado desses equipamentos conseguimos ter acesso àquelas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, transportando e ampliando equipes volantes de atendimento”, comentou, reiterando que com a doação dos veículos aos municípios, os governos federal e estadual garantem a ampliação da oferta de serviços e ações de proteção social básica vinculadas aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Além do reforço estrutural, os órgãos que atuam na rede de proteção social também investem na capacitação das equipes volantes, e para isso contam com o apoio da Marinha do Brasil, que este ano recebeu o Prêmio Quality Brasil pela Lancha Escolar – projeto realizado em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A Lancha Social, como foi batizada, concorrerá ao mesmo prêmio em 2014. “A Marinha se orgulha de pode contribuir com trabalhos de cidadania desenvolvidos junto às comunidades mais carentes da Amazônia. São coisas simples que promovem qualidade de vida”, ressaltou o comandante da Base Naval Val-de-Cães, Átila Martins Thomazelli.


Tags

Promoção Social SEASTER