Prossegue até quinta-feira (26), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, a IX Conferência Estadual de Assistência Social, promovida pelo conselho estadual da área (Ceas) e pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). Cerca de 900 pessoas participam do evento, que amplia as discussões quanto aos rumos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Pará.
Com a temática "A gestão e o financiamento na efetivação do Suas", a conferência avalia a situação atual da assistência social e propõe novas diretrizes para o aperfeiçoamento do serviço, em especial os avanços do sistema no Estado. O evento foi aberto na última terça-feira (24).
Na abertura, a vice-presidente do Ceas, Antônia Trindade, ressaltou a importância da construção de estratégias e discussão das demandas para a plenária nacional. "Durante a conferência, estão sendo apresentadas propostas de políticas públicas que podem ser transformadas em demandas do Estado e da região amazônica para a conferência nacional", ressaltou.
“Temos a expectativa de fazer um debate de alto nível, com os representantes eleitos nas conferências municipais que ocorreram por todo o Estado. A ideia é que tenhamos o fator amazônico do Estado como foco principal do debate”, afirmou a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, Tonya Souza.
Para a presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Luziele Tapajós, "a conferência estadual é uma oportunidade dos municípios mostrarem as especificidades do Pará para o Brasil inteiro durante a Conferência Nacional, destacando o fator amazônico".
O titular da Seas, Heitor Pinheiro, destacou um grande avanço conquistado na área da assistência social no Estado. "Temos orgulho em dizer que pela primeira vez o governo do Estado iniciará, a partir de outubro, o cofinanciamento aos 144 municípios, algo muito almejado por gestores e, principalmente, usuários", destacou.
Durante a conferência estadual, serão eleitos 60 delegados, que representarão o Pará na IX Conferência Nacional de Assistência Social, que ocorrerá de 16 a 19 de dezembro deste ano, em Brasília. O evento nacional ocorre a cada dois anos. Para este ano, são esperadas duas mil pessoas.