

Cerca de 150 homens da Polícia Militar e 13 viaturas foram destacados para garantir a segurança dos romeiros.
Foto: Eunice Pinto/ Ag. Pará

A primeira dama, Ana Jatene, e o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho participaram da celebração litúrgica
Foto: Eunice Pinto/ Ag. Pará

O Corpo de Bombeiros também atuou na segurança do Círio, com um trabalho voltado à prevenção de incêndios, por conta das muitas homenagens à Santa
Foto: Eunice Pinto/ Ag. Pará

Cerca de 150 homens da Polícia Militar e 13 viaturas foram destacados para garantir a segurança dos romeiros
Foto: Eunice Pinto/ Ag. Pará

Por onde passou, a imagem da padroeira de Icoaraci recebeu centenas de homenagens dos devotos e moradores da Vila Sorriso
Foto: Eunice Pinto/ Ag. Pará

Os fiéis seguiram pelas ruas do distrito até a área externa da Igreja Matriz. A caminhada chegou por volta das 11h30, meia hora antes do previsto.
Foto: Eunice Pinto/ Ag. Pará
Cerca de 150 homens da Polícia Militar e 13 viaturas foram destacados para garantir a segurança dos romeiros.
Foto: Eunice Pinto/ Ag. Pará
Foto: Eunice Pinto/ Ag. Pará
A tranquilidade marcou o 61º Círio de Nossa Senhora das Graças em Icoaraci, neste domingo, 24, cujo tema escolhido este ano foi “Virgem Maria, Ícone da Fé Obediente”. Cerca de 150 homens da Polícia Militar e 13 viaturas foram destacados para garantir a segurança dos romeiros que acompanharam a passagem da padroeira pelas principais ruas do distrito. Segundo estimativas da PM, cerca de 100 mil pessoas participaram da programação religiosa.
O governador Simão Jatene, acompanhado da primeira dama, Ana Jatene, e do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, participaram da celebração litúrgica que foi celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, e pelos párocos de Icoaraci. Este ano, em função das obras de retelhamento que estão sendo executadas na Paróquia de São João Batista – a Igreja Matriz da Vila - a missa ocorreu na área localizada em frente à Igreja.
A procissão do Círio de Nossa Senhora das Graças começou com um missa celebrada por volta das 7h na Igreja São Sebastião, localizada na Rua Siqueira Mendes. Após a missa, os fiéis seguiram pelas ruas Siqueira Mendes, Lopo de Castro, Manoel Barata, travessa Berrêdos e rua Coronel Juvêncio, retornando pela Lopo de Castro e rua Padre Júlio Maria até a área externa da Igreja Matriz. A caminhada chegou por volta das 11h30, meia hora antes do previsto.
Em todo o percurso o Governo do Estado garantiu a segurança tanto de quem acompanhou a procissão quanto de quem apenas assistia a passagem da Santa. De acordo com o oficial responsável pela guarnição da PM no Círio de Icoaraci, Cléber Barbas, os trabalhos foram tranqüilos, com apenas uma ocorrência de desordem, sem gravidade, que foi resolvida no próprio local.
A Polícia Militar trabalhou ainda com 12 motocicletas e uma base móvel. Cléber informou que a Polícia Militar continuará presente durante os 15 dias da festividade do Círio de Nossa Senhora das Graças. De acordo com o oficial, a Polícia Militar destacou um grupamento de 30 homens para atuar principalmente na área próxima ao parque de diversão e onde estão instaladas as barracas de vendas de comidas típicas e artesanatos. A PM também permanecerá a postos com uma base móvel, três motos e duas viaturas.
Além da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros atuou na segurança do Círio. O trabalho foi voltado para a prevenção de incêndios em função das muitas homenagens recebidas pela imagem da Santa. A Cruz Vermelha também participou do esquema de segurança montado para a procissão, com o registro de poucas ocorrências.