O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alberto Arruda, e o diretor de Tecnologias Sociais da Secti, Evandro Ladislau, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 5, com prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, para alinhavar possíveis parcerias. Na ocasião, foram apresentados os projetos desenvolvidos pela Secti, em especial, aqueles relacionados ao Programa Navegapará e à Rede de Tecnologias Sociais (RTS), que podem render trabalhos conjuntos entre os governos estadual e municipal.
Com relação ao Programa Navegapará, Alberto Arruda propôs ampliar o uso social dos infocentros por meio da implantação, nestes espaços, de serviços prestados à população pela Prefeitura. "Considerando que Belém é o principal polo do Programa, uma parceria entre a Secti e a Prefeitura Municipal ganha especial importância e pode resultar em ganhos sociais significativos, bem como na melhoria, modernização e atualização dos Infocentros da capital", ressaltou. Outras prefeituras já estão sendo contactadas com este objetivo.
O prefeito Zenaldo Coutinho demonstrou interesse pela adesão da Prefeitura de Belém à Rede de Tecnologias Sociais. “Ele se interessou bastante pelos projetos desenvolvidos por participantes da Rede ligados ao abastecimento de água potável nas ilhas de Belém por meio de reaproveitamento da água das chuvas”, destacou Evandro Ladislau. A expectativa é de que ainda este ano seja assinado um acordo para formalizar a inserção da PMB na Rede.
A Rede de Tecnologias Sociais – RTS foi criada em 2012 pela Secti, em parceria com representantes dos poderes público e privado, academia e organizações da sociedade civil. O objetivo da iniciativa é mapear tecnologias sociais desenvolvidas em todo o estado e reaplicá-las para solucionar problemas que afetam a população.
A Rede congrega as seguintes instituições: Embrapa; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater); Sebrae/PA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq), Universidade Federal do Pará, Universidade do Estado do Pará, Escola de Educação Tecnológica do Pará, Fórum do Desenvolvimento Sustentável das Ilhas, Poloprobio e outras.