Às vésperas de comemorar 22 anos de emancipação, o município de Eldorado do Carajás ganhou um presente especial: a chegada do Navegapará. Situada na região sudeste do Pará, é a primeira cidade da região a receber o programa de inclusão digital do governo do estado. A inauguração da cidade digital aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio Eldorado, que recebeu o sinal de internet do programa. Agora, o laboratório de informática, equipado com dez computadores, vai poder finalmente servir aos estudantes.
A programação iniciou com a apresentação da banda formada por alunos da Escola Estadual Francilândia. Na abertura da solenidade que marcou a implantação do sinal digital, o vice-prefeito de Eldorado do Carajás, Francis Lopes de Sousa, que representou o prefeito na ocasião - ausente em razão de agenda administrativa cumprida na capital -, destacou a importância da chegada do Navegapará à cidade, “Parabenizamos o governador Simão Jatene por estar olhando para nós, trazendo este programa de grande relevância para o nosso município”, frisou.
Leila Daher, diretora de Projetos Especiais da Prodepa, falou sobre a expectativa de levar o programa à região. “Estamos muito felizes em inaugurar a primeira cidade digital no sudeste do Pará. Prodepa e Secti vêm trabalhando para isso há algum tempo. Acreditamos que o Navegapará vai ajudar a desenvolver a região, trazendo tecnologia e inclusão social, através da inclusão digital”.
Segundo a professora de Língua Portuguesa, Lúcia Maria da Silva, com a chegada do Navegapará, a rotina escolar deve melhorar em todos os sentidos. “O nosso acesso ao portal da Seduc vai melhorar, pois aqui é sempre o período de matrícula era sempre um problema porque não conseguíamos realizá-las em tempo hábil pois a nossa internet não tinha velocidade suficiente para atender a demanda. O acesso à pesquisa pra nós, professores, vai ser melhor, mais fácil, ágil e trará muitos benefícios”. Lúcia acredita também que o acesso facilitado à internet vai contribuir para a troca de conhecimento entre alunos e professores. “Os nossos alunos dominam a tecnologia com uma facilidade que nós, professores, ainda não temos”, revela.
Para a estudante do primeiro ano do Ensino Médio, Maria Eduarda Oliveira, a chegada do Navegapará ao município vai ajudar, principalmente, os jovens na busca pelo conhecimento. "Antes quando precisávamos fazer uma pesquisa para a escola tínhamos que ir ao cyber café, e isso demandava dinheiro. Agora, com a internet disponível na própria escola, com certeza nos sairemos melhores nos estudos".
O secretário de Estado, de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alberto Arruda, que no ato representou o governador do Estado, Simão Jatene, ressaltou a importância da parceria para a expansão do programa. "O Navegapará é fundamentalmente feito de parcerias, que começa pela Secti e Prodepa. E não falo só de parceria financeira, cada um de nós - governo, escola, professores, alunos - é parceiro e precisamos atuar de forma colaborativa. É necessário cuidar desse bem, pois basta um equipamento, uma antena quebrada, que todo mundo fica prejudicado. Aproveitem e utilizem da melhor forma, pois isso foi feito para vocês".
Em Eldorado do Carajás outros cinco pontos também já estão conectados: a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), a Escola Estadual de Ensino Médio Francilândia, a 59ª delegacia de Polícia Civil, a 2ª Companhia da Polícia Militar e a Prefeitura Municipal de Eldorado dos Carajás.
O programa Navegapará já inaugurou 179 infocentros no Pará e conta com 120 espaços públicos de acesso à internet. Atualmente, está presente em 63 municípios paraenses, num total de 69 Cidades Digitais, que contam com diversos pontos conectados, entre eles unidades de saúde, educação, segurança pública e órgãos públicos.
Tags
tecnologia
Anexos
Navegapará chega à Eldorado do Carajás, sudeste do Estado