No MHEP





Foto: Eliseu Dias/Ag. Pará
A segunda-feira (13) foi marcada por ajustes e últimos retoques nos salões de exposições do Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), em Belém. É que a partir de terça-feira (14), o espaço abre a exposição itinerante ”Portinari na Coleção Castro Maya”. A exibição, composta por 57 pinturas, desenhos e gravuras produzidos por Cândido Portinari entre os anos de 1938 e 1959, faz parte do acervo do colecionador de artes Raymundo de Castro Maya, admirador e contemporâneo do artista.
“A mostra envolve a história do relacionamento de duas figuras importantes do cenário cultural brasileiro da primeira metade do século XX. O artista Cândido Portinari e o colecionador de artes Raymundo de Castro Maya juntos foram responsáveis por um importante acervo de arte para o Brasil”, explica a curadora da exibição, Anna Paola Baptista. A exposição abre oficialmente às 19 horas e permanece durante dois meses em Belém, com entrada franca.
Segundo o diretor do MHEP, Sérgio Melo, a exposição, que começou a ser elaborada há um ano, é resultado direto da parceria entre o governo do Estado e o Ministério da Cultura. “Além de democratizar o acesso ao patrimônio brasileiro, essa exposição coloca Belém dentro do circuito nacional de artes. Isso faz parte do plano de democratização da cultura do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secut)”, afirma o diretor do museu.
A exposição, que já percorreu sete cidades brasileiras, é divida em três partes. A primeira, chamada de colecionador, mostra as obras que Castro Maya comprou de Portinari. A segunda expõe os trabalhos que o colecionador encomendou ao artista, e a terceira exibe as obras que o artista deu de presente para o amigo, todas com direito a dedicatória.
A mostra ”Portinari na Coleção Castro Maya” faz parte das comemorações pelos 398 anos de Belém promovidas pelo governo do Estado. Entre os destaques da mostra estão as obras "Menino com Pião" (1947), "O Sonho" (1938), "Grupo de Meninas Brincando" (1940), "A Barca" e "O Sapateiro de Brodósqui" (1941), "Lavadeiras" (1943) e "Morro n. 11" (1958), além da série "Dom Quixote".
Serviço: Exposição “Portinari na Coleção Castro Maya”, no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP). Abertura terça-feira (14), às 19h. A mostra permanece aberta durante dois meses, nos seguintes horários: terça a sexta-feira, de 10h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, de 10h às 14h. Entrada franca.