Estudo

Pesquisa apresenta o avanço da pecuária em dez anos no Pará

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), faz reunião técnica nesta sexta-feira (31) para apresentar a publicação “Dinâmica da pecuária bovina e bubalina no Estado do Pará: 1990- 2010. Análise das campanhas de vacinação contra febre aftosa”.

O evento ocorre no auditório da Adepará, às 10 horas, com objetivo de discutir os resultados apresentados na publicação, que traz uma análise sobre as ações e conquistas obtidas nos últimos dez anos na pecuária paraense, informa o fiscal estadual agropecuário Rogério Lourenço, um dos coordenadores da pesquisa.

A publicação resulta do acordo de cooperação técnica nº 2/ 2011, de 6 de setembro de 2011, firmado entre as instituições. “Havia grande necessidade de se publicar uma análise a respeito da pecuária, afinal, nos últimos dez anos o Pará se tornou um dos mais importantes produtores e exportadores de carne do Brasil”, enfatiza.

O estudo aborda a importância da pecuária bovina e bubalina, a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Adepará dos últimos 20 anos, considerando a dinâmica do rebanho por região e município, evolução das áreas de pastagens, taxas de lotação, bovinos abatidos, bem como exportação de carne, produção de leites, vacas ordenhas e produtividade dos bubalinos.

“A partir de 2006, com o aumento dos preços nas principais regiões pecuárias brasileiras, por exemplo, o Estado se consolidou como o maior exportador de gado em pé, com 96 % do embarque em 2009”, destaca Rogério Lourenço.


Tags

adepará agropecuária pesquisa