O período de intensas chuvas volta a interferir no comparecimento de doadores de sangue na sede da Fundação Hemopa, que vem provocando queda acentuada no número de bolsas coletadas diariamente, chegando a atingir uma redução de 40%, que pode prejudicar o atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar do Estado, tendo em vista que a mesma situação ocorre também nas unidades do hemorrede no interior paraense.
Para reverter o quadro e restaurar estoque do banco de sangue, a Gerência de Captação de Doadores (Gecad), realiza calendário de campanhas externas com a unidade móvel em parceria com instituições públicas e privadas. Em janeiro, essas campanhas renderam 1.161 comparecimentos e 371 novos cadastros de doadores de medula óssea. No dia primeiro deste mês, houve campanha em parceria com o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CEFAP), com 191 comparecimentos e 42 cadastros de doadores de medula óssea.
A programação de campanha continua dias 5 e 6, na Av. Presidente Vargas, em frente ao prédio do Banco do Brasil, 8h às 15h. Dia 8, no CEFAP, de 8h às 15h, na Av. Almirante Barroso, 2193, com acesso pela Av.Dr.Freitas, bairro do Marco. Dias 12 e 13, na área do Shopping Castanheira, das 10h às 19h. Dia 18, na Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra), das 15h às 20h, na Av. Gentil Bittencourt, 1144, Nazaré. No dia 20, na Companhia Vale do Rio Doce, de 8h às 15h, na Av. Dr. Moraes, 78, Nazaré. Todas as ações com a meta de 100 coletas/dia.
Mesmo diante das dificuldades do período chuvoso que assola a região, o estudante do curso de Estatística da UFPA, Roger Cardoso Quaresma, 20, do bairro Guamá, em Belém, fez sua primeira doação para ajudar o tio de um amigo que ia passar por uma cirurgia. Ele esteve no Hemopa para doar pela segunda vez para ajudar a tia de uma amiga que também passaria por um procedimento cirúrgico. Sobre ao gesto de doar George disse: “Me senti muito bem por ajudar o próximo. Já tinha essa vontade comigo e vou me tornar um doador frequente", afirma. Ele lembra que certa vez uma amiga perguntou por que ele doa, a resposta foi simples, “por amor ao próximo”. E com essa convicção ele incentiva outros doadores a fazerem o mesmo. “Perca o medo e pratique a solidariedade, com chuva, com sol, não tem hora e é bom”, classifica.
Para a titular da Gecad, a assistente social Juciara Farias, as campanhas externas são de extrema importância para reforçar o estoque de sangue do hemocentro. “Estamos passando por um momento de muitas dificuldades com a redução do número de doações na sede do hemocentro. Por isso, é muito importante a população participar das campanhas externas que é uma forma do Hemopa ir até o doador”, comentou, informando que interessados em compor parceria devem entrar em contato com o 32245048, de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h.
Quem pode doar sangue: candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 69 anos. Peso acima de 50 kg. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou mulher saudável e com faixa etária de 18 a 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.
Serviço: O Hemopa espera por você na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. Maiores informações pelo fone: 08002808118.