Turismo
A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) representa o Pará na Bolsa Internacional de Turismo de Milão, na Itália. O objetivo é fortalecer o Estado enquanto destino turístico principal na Amazônia. O evento ocorre na Fiera Milano, na capital da moda da Itália, de quinta-feira (13) a sábado (15). O objetivo da missão, segundo a diretora de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves, é fortalecer a presença dos produtos e atrativos turísticos do Pará na Europa.
“Seguimos os direcionamentos do Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico do Pará), que coloca a Itália como um dos destinos indutores do turismo internacional de grande relevância para o turismo paraense”, diz. Segundo o Ministério do Turismo, a Itália está em sétimo lugar quanto à emissão de turistas internacionais ao Brasil.
Pesquisa de 2012 do Ministério do Turismo mostra que 229.484 turistas italianos visitaram o Brasil em 2011; no ano seguinte, vieram da Itália 230.114 visitantes. O Pará, que em 2013 recebeu mais de um milhão de turistas – quase 79 mil do exterior –, em 2011 recebeu 63.770 turistas internacionais, sendo 3% da Espanha, 9,8% da França, 6% da Alemanha, 8,9% da Itália e 42,3% de outros países.
Segundo o gerente de Promoção Nacional e Internacional da Paratur, Carlos Figueira, a Bolsa Internacional de Turismo, desde 1980, é referência para a indústria de viagens internacionais, oportuna para fechamento de bons negócios e promoção, já que 44% do público são profissionais, a exemplo de agentes de viagens e operadores. Em 2013, foram mais de 2,1 mil expositores de 100 países, com 53,6 mil profissionais de comércio, mil empresas e 700 compradores internacionais, que participaram de oficinas. O evento teve ainda dois mil jornalistas credenciados e mais de 19 mil negócios consolidados.
Oportunidades – Para esta nova edição, a expectativa é reunir mais de 56 mil empresas de 130 países, que vão apresentar produtos e serviços, além de adotar o conceito de negociação business-to-business (de empresa para empresa), com exposição otimizada e oficinas renovadas. O público estimado é de 100 mil pessoas.
O presidente da Paratur, Marcelo Mendes, anuncia que a presença do Pará na Itália está associada à presença, neste primeiro semestre, em vários países da Europa. “Estivemos na Fitur, de 22 a 26 de janeiro, na Espanha, estaremos na Itália, de 13 a 16 deste mês, em Berlim, de 5 a 9 de março, e na Bolsa de Turismo de Lisboa, de 12 a 16 de março”, destaca.
“Ainda este ano, também vamos promover o Pará na França, durante o Top Resa, de 23 a 26 de setembro, e na WTM de Londres, de 3 a 6 de novembro”, continua Marcelo Mendes, ao informar que o Pará também será divulgado em 2014 na Feira Internacional de Turismo da Argentina, de 14 a 17 de setembro; na BNT Mercosul, em outubro, no Chile; na WTM, de 23 a 25 de abril, em São Paulo; na Feira das Américas, de 24 a 28 de setembro; na Feira de Turismo de Gramado - Festuris, de 6 a 9 de novembro; e na Expocatólica, com data a ser definida pelos organizadores.
Divulgação – Uma das estratégias de abordagem da Paratur, que ocupará estande coordenado pela operadora italiana Just Brasil, é apresentar aos participantes o roteiro Pará: 8 dias e 7 noites na Obra-Prima da Amazônia. O Pará divide o espaço também com representantes da TAP, que está com ações de marketing cooperado com a Paratur, tendo em vista a inauguração, em junho, do voo direto Belém-Lisboa-Belém, que vai conectar o Pará com pelo menos 15 destinos emissores de turistas da Europa para a capital paraense e, consequentemente, a outras regiões turísticas como Marajó e Tapajós.
O público-alvo são os operadores de turismo, agentes de viagens, instituições públicas e privadas, companhias aéreas, meios de hospedagem, imprensa especializada em turismo e o público em geral do mercado mundial. Pesquisas revelam que os italianos vêm ao Brasil em busca de sol, praia, natureza, ecoturismo, aventura e negócios. Todos esses segmentos podem ser explorados no Pará, que oferece esses recursos em suas principais regiões turísticas: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia-Tocantins e Xingu. A ideia é revelar aos turistas europeus que o Pará é rico em cultura e natureza, referência em sol e praia, eventos e negócios e tem como principais valores agregados ao turismo a criatividade, originalidade, sustentabilidade, diversidade e autenticidade.