Saúde

Hospital Regional de Altamira mantém certificação nacional

Mais uma vez avaliado pela Organização Nacional de Acreditação, o Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira, no sudoeste paraense, manteve a certificação nacional como Acreditado Pleno ONA nível II. A auditoria da Fundação Vanzolini, feita entre os dias 10 e 14 deste mês, atestou os processos e a consolidação do sistema de gestão da qualidade do hospital, que, com a permanência do título, é o único da área da Transamazônica com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a ter esse reconhecimento.

Para a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Viviane Lesses, o hospital manteve o certificado graças a um trabalho desenvolvido por todos os setores. “Com foco na segurança do paciente e na sedimentação das melhores práticas para a assistência, este certificado é consequência do trabalho em equipe e a comprovação da cultura da qualidade disseminada dentro da instituição, buscando sempre a melhoria contínua e a satisfação dos pacientes", afirmou.

Desde a Acreditação inicial, em 2010, o hospital vem mantendo, por meio das auditorias anuais, a certificação, demonstrando a conformidade com os requisitos estabelecidos e a melhoria do sistema de gestão, enfatizando a estrutura, processos bem definidos, acolhimento humanizado, segurança, responsabilidade socioambiental e resolutividade. Segundo o relatório apresentado pela equipe de avaliadores, o hospital obteve significativa melhora nos processos de gestão e atendimento ao usuário. A próxima avaliação está prevista para julho deste ano.

A Acreditação é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, voluntário, periódico e reservado. A Organização Nacional de Acreditação visa promover a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo da atenção, a fim de melhorar a qualidade da assistência em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do país.


Tags

Saúde