Saúde
Com a finalidade de conhecer a realidade do sistema de saúde dos municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (8° CRS), que é composto pelos municípios de Bagre, Curralinho, Anajás, Portel, Melgaço e Gurupá, a direção do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado em Breves, deu início, neste mês, a uma programação de visita técnica, começando por Melgaço.
A ação atende a política do hospital, de conhecer as dificuldades e particularidades de cada um dos municípios dessa área do Marajó, assim como, expor as metas do HRPM, destacando seu apoio para melhorar cada vez mais o atendimento da população desses municípios.
A coordenadora da comitiva do HRPM, a diretora técnica Ligia Martucci, classificou como muito produtiva essa ação, que foi a primeira de outras que serão realizadas durante este ano. “Tivemos a oportunidade de interagir com os mais diversos setores que compõem o sistema de saúde daquele município, para divulgar os serviços prestados pelo HRPM, além de orientar quanto ao uso do TFD (Tratamento Fora do Domicílio), definir os perfis de usuários e a forma de transferência do usuário, através do referido sistema, até o HRPM”, pontuou.
A comitiva do HRPM foi composta pela diretora técnica Lígia Maria Martucci; pelo diretor-administrativo e financeiro, Juliano Steurer; pelo titular do núcleo de Gestão da Qualidade, Gilberto Flávio Reis; pela assistente social Lorena Nazaré de Oliveira e pela supervisora de atendimento, Marly Oliveira. O 8° CRS foi representado por seu diretor, o enfermeiro Adelson Teixeira, e as técnicas Erica Barros Alves e Carla Malvina.
O grupo foi recebido pela secretária municipal de Saúde, Ângela Iketani, que mostrou índices significativos de casos envolvendo acidentes por armas brancas e câncer de colo uterino. A secretária ainda destacou sua preocupação com o grande número de pacientes hipertensos e as complicações da doença, que na localidade é provocada, entre outros motivos, por maus hábitos alimentares, devido ao grande uso de condimentos industrializados, por exemplo.
A população de 25 mil habitantes conta com um sistema de saúde composto por dez Unidades Básicas de Saúde e um hospital de urgência/emergência. Melgaço também aderiu ao programa Unidade Básica Fluvial, que oferece suporte à assistência local.
Logo em seguida, a comitiva foi ao encontro de vereadores na Câmara Municipal, onde a representante do 8° CRS, Erica Barros Alves, fez apresentação sobre TFD e suas peculiaridades, além de explicar o fluxo de atendimento e procedimentos ambulatoriais do HRPM, entre outros serviços.
Logo em seguida, o diretor Administrativo do HRP, Juliano Steurer, conduziu a apresentação sobre os serviços oferecidos pelo HRPM ao público presente na Casa Legislativa, destacando a identidade estratégica do hospital e sua estrutura, evidenciando que o atendimento com qualidade e humanização são decisivos para assegurar um resultado positivo na intervenção médica junto aos pacientes encaminhados ao HRPM.
A visita técnica foi finalizada na Unidade Básica de Saúde (UBS), onde a Dra. Ligia Martucci reuniu-se com médicos cubanos para explicar que os pacientes encaminhados ao HRPM recebem atendimentos nas mais diversas especialidades e com disposição de 50 leitos, unidades de urgência e emergência, além de sete leitos de UTI para adulto, cinco leitos de UTI Pediátrica e cinco na UTI Neonatal.
Ela também destacou que o hospital ainda oferece clínicas integradas com as especialidades de obstetrícia, cirurgia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia, clínica médica, além de exames laboratoriais, por imagem e métodos gráficos. O hospital oferece também centro cirúrgico e obstétrico com três salas cirúrgicas, uma para reanimação, um ambiente de pós-operatório e uma sala pré-operatório. O usuário ainda dispõe de uma unidade de ambulatório com cinco consultórios, o que agiliza o atendimento.
Serviço:
O Hospital Regional do Marajó dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h horas. O hospital está localizado na avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.
Tags
hospitais Região Marajó Saúde
Relacionadas
-
Turismo
Matéria de 'O Estadão' convida a descobrir as belezas e riquezas do Marajó
-
Marajó
Polícia Militar forma 49 agentes no Curso de Táticas Operacionais
-
Cetea
Estado apoia criação de clínica-escola com tratamento especializado para autismo
-
Em Marabá
Hospital Regional estimula diálogo para ampliar segurança dos pacientes
-
Celebração de Páscoa
Voluntários fazem a alegria de crianças internadas no Hospital Regional em Marabá
-
Pet Terapia
Hospital de Santarém promove reabilitação de pacientes com auxílio de animais
-
Saúde
Técnicos debatem planejamento das redes de atenção do SUS no Pará
-
Trabalho
Hospital Metropolitano seleciona gerente de qualidade
-
Capacitação
HMIB está com inscrições abertas para curso gratuito de formação de Doulas
-
Ação educativa
Hospital Ophir Loyola reforça importância dos cuidados com os rins