Tecnologia
Foto: Ascom Prodepa
O georreferenciamento foi tema de palestra ministrada na manhã desta terça-feira (25), no auditório da Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa). Segundo o presidente da Prodepa, Theo Pires, o intuito foi congregar esforços e interesses num caminho único de possibilidades para todas as áreas de governo, nas esferas municipal, estadual e federal no Pará.
O palestrante João Rocha, do Google, falou sobre as dificuldades encontradas pelos governos e possíveis soluções em georreferenciamento. “A grande quantidade de dados, a dificuldade em compartilhá-los e a pressão regulatória são alguns dos entraves encontrados pela maioria dos governos”, disse.
O georreferenciamento de uma imagem ou mapa ou qualquer outra forma de informação geográfica é tornar suas coordenadas conhecidas num dado sistema de referência. “O mapa é a próxima ferramenta de trabalho de todos nós. Estamos desenvolvendo cada vez mais para que todo mundo consiga distribuir sua informação nos mapas, para democratizar o uso da informação”, afirmou João Rocha.
Durante a palestra, foi apresentada uma solução para o cadastro de todos os imóveis rurais, em que o proprietário preenche um formulário e desenha o seu imóvel rural na interface gráfica. Segundo João Rocha, mapas temáticos, mapas de calor, dados provenientes de vários órgãos e relatórios espaciais com análise em tempo real e históricos, são possibilidades que podem melhorar o acompanhamento de obras, por exemplo.
Participaram do evento representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Companhia de Habitação do Pará (Cohab), Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana (Codem) e Secretaria de Estado de Governo de Ananindeua.