Economia
Mulheres, esposas de agricultores familiares da comunidade Nova Glória, em Redenção, sul do Pará, participam até esta sexta-feira, 28, de um curso de artesanato em tecido. A atividade tem iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), da Prefeitura Municipal e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O curso, com duração de 40 horas, ensina as mulheres, 12 no total, a confeccionarem calça, camisa, vestido, bermuda e outras peças do vestuário, produzidas a partir de moldes cortados pelas próprias aprendizes do corte e costura, identificadas por meio de um levantamento na comunidade realizado pela Emater.
Prioritariamente o curso foi idealizado a partir da necessidade das próprias mulheres de confeccionarem roupas para suas famílias, mas também pode ajudar a aumentar a renda doméstica, com a comercialização do que é produzido. Acompanha o processo produtivo a socióloga da Emater, Margareth de Oliveira. “Nossa expectativa é que só com as mulheres produzindo peças para a família a economia no orçamento doméstico seja de 30%”, disse a socióloga.
O curso será encerrado com a exposição de peças produzidas pelas mulheres durante as cinco horas de aulas ministradas. Segundo a aluna Sueli Mattos, o curso veio aperfeiçoar o conhecimento prévio que ela já possuía. “Eu tinha noção sem técnica, agora concilio os dois lados. Vou comprar uma máquina de costura e pretendo ganhar dinheiro”, disse Sueli.
Uma nova demanda já será atendida pela Emater, agora com um curso para a produção de peças íntimas solicitadas pelas novas costureiras e que deve ser realizado ainda no mês de março.
<