Turismo

Equipe da Paratur leva danças e gastronomia do Pará à Feira Internacional de Turismo de Lisboa

Música, danças folclóricas, referências da gastronomia, joias, artesanato, vídeos e outras amostras da cultura, um dos principais segmentos do turismo do Pará, são alguns dos itens que a equipe de Marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) leva na bagagem para Portugal, onde participa da BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa. O evento, que inicia nesta quarta-feira, 12, segue até 16 de março, durante a Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.

A 26ª BTL é o ponto de referência para a indústria de viagens internacionais, um evento chave para o trade turístico, sendo um ambiente propício para realizar novos contatos e atender perspectiva de seu interesse, além de ser um evento para obter novas ideias, sendo seguido por publicações comerciais e meios de comunicação de massa.

O presidente da Paratur, Marcelo Mendes, explica que o público da BTL é de cerca 65 mil  visitantes, dos quais 2.500 são profissionais estrangeiros e 350 hosted buyers (integrantes de programas que reúnem compradores e expositores na área de turismo) provenientes de 25 mercados internacionais, o que torna o evento estratégico para promover os principais segmentos de turismo do Pará: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios.

Marcelo justifica que o programa Hosted Buyers, tem-se fortalecido, fruto da cooperação entre a organização da BTL, os parceiros estratégicos TAP e Turismo de Portugal, o que permite o apoio a participação de compradores internacionais, com interesse específico nos destinos em exposição.

“Aproveitaremos esse momento para, através das nossas gerências de Promoção e de Captação de Eventos, atrair esses compradores ao Pará. Também vamos formalizar convite para que buyers e supplier presentes na BTL venham participar da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), que realizaremos de 21 a 23 de maio na Estação das Docas, em Belém.

“É também uma oportunidade de captarmos investidores, eventos e estimularmos os diversos empresários que nos acompanham nesta missão a fechar bons negócios”, anuncia Marcelo, ao informar que este ano o Pará leva marcas fortes para o evento, como a cantora paraense Fafá de Belém, que é convidada do Ministério do Turismo (MTUR), Embratur e Paratur como representante do Pará e do Brasil no evento. Também é convidado da Paratur o grupo parafolclórico Mistura Regional, que se apresenta no estande do Pará e no palco de shows do evento.

Uma novidade da participação do Pará nesta 26ª edição da BTL é a adesão da equipe de Captação de Investidores da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seicom), que divide espaço no estande do Pará e soma estratégias de inteligência de mercado para ações de sensibilização de investidores em potencial. A gastronomia paraense, segundo a diretora de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves, será representada pelo Instituto Paulo Martins.

A BTL 

Realizada anualmente no mês de março em Lisboa, a BTL funciona como uma plataforma do setor turístico que combina exposição de produtos, promoção e comercialização. Assume papel de propiciador de debates e discussão entre os diversos agentes do mercado, que encontram nesta feira um espaço privilegiado de realização de negócios e networking

A presença da Paratur no evento, que dura cinco dias, visa fortalecer e consolidar o destino Pará no mercado europeu, em especial em Portugal, mercado prioritário preceituado no Plano Ver-o-Pará, principalmente após a conquista do voo da Companhia Aérea Portuguesa TAP, a realizar-se a partir do mês de junho 2014, com o trecho “Lisboa/Manaus/Belém/Lisboa, que aumenta a necessidade de promover o destino Pará no mercado europeu como líder em turismo na Amazônia.

Além do estande de 72m² para divulgação de produtos turísticos e valores do Pará, a Paratur também vai realizar ações promocionais em um estande de exposição autocarro, onde haverá atendimento e apresentação de vídeos sobre a Amazônia, buscando proporcionar aos operadores, agentes de viagens, imprensa especializada e público em geral, uma experiência sensorial do destino Pará dentro de um ônibus plotado com imagens dos principais segmentos paraenses, apresentando o Pará como "a Obra-Prima da Amazônia".

As apresentações de carimbó, lundu e outras danças vão ficar por conta de representantes do grupo paraense Mistura Regional. A Paratur também vai sensibilizar operadores através da apresentação do Pará: 8 dias e 7 noites, mostrando produtos das regiões turísticas de Belém, Marajó e Tapajós. Além dos operadores, busca-se sensibilizar também os investidores acerca das vantagens do Estado para novos negócios em diversos segmentos da economia.


Tags

paratur Turismo