turismo

Representantes de agências de viagens fortalecem divulgação do Pará em Portugal

As principais regiões turísticas do Pará voltam a ser atração na Feira Internacional de Turismo de Lisboa (BTL). A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) vai expor as belezas e curiosidades das regiões turísticas Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu. Os segmentos de cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios serão priorizados nas ações de promoção do Pará no evento, que acontece de 12 a 16 deste mês, no Parque das Nações, em Lisboa.

A participação do Pará nesta 26ª edição da BTL, que mobilizará 65 mil profissionais e empresários de turismo, ganhou um reforço a mais, com a participação de 12 empresários de receptivo turístico, ligados à Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). Entre os empresários que embarcaram na sexta-feira passada (7) e nesta segunda-feira (10) para Portugal estão representantes da Boeing Turismo, Vitória Régia Turismo, Travel In,  LecyTur, Amazon Incoming Service, TM Tour, Brasil Amazon Tour e Rocha Brasil Tour.

Edna Rocha, presidente da Abav-Pará, disse que a parceria com a Paratur vem em um momento oportuno, quando os empresários de receptivo juntam esforços para incrementar as vendas de roteiros e produtos turísticos de Belém e demais regiões turísticas do Pará.

Investidores - Segundo o presidente da Paratur, Marcelo Mendes, a presença do Pará bem fortalecida na BTL 2014 visa promover o turismo e fomentar parcerias comerciais no âmbito internacional, além de chamar a atenção de possíveis investidores, os hosted buyers. “Nossa parceria com a Embratur e o empresariado paraense vai nos permitir resultados de excelência em nossa participação, nesta que é uma das mais importantes feiras de turismo da Europa. Um dos momentos mais importantes para o fechamento de negócios entre os agentes de turismo do Pará e os europeus será no próximo dia 14, quando as 17 horas vamos oferecer ao público da BTL uma palestra de sensibilização sobre o roteiro Pará: A Obra-Prima da Amazônia, em 8 dias e 7 noites. Essa sensibilização, em parceria com a  BWT Operadora, uma das mais importantes da Europa, já tem a confirmação de pelo menos 50 operadores internacionais, que na oportunidade manterão contato comercial direto com nossos agentes de turismo do Pará, convidados pela Paratur para o evento”, informou Marcelo Mendes.

“Aproveitaremos esse momento para, através das nossas gerências de Promoção e de Captação de Eventos, atrair esses compradores ao Pará. Também vamos formalizar convite para que buyers e supplier presentes na BTL venham participar da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), que realizaremos de 21 a 23 de maio na Estação das Docas, em Belém. É também uma oportunidade de captarmos investidores e eventos, e estimularmos os diversos empresários que nos acompanham nesta missão a fechar bons negócios”, acrescentou.

Carlos Figueira, gerente de Promoção da Paratur, que coordena em Portugal a participação do Pará na BTL, disse que a BWT também apresentará, na sensibilização, os roteiros com a inclusão do destino Pará. “Este será um momento especial para que os agentes de viagens do Pará negociem com os agentes e operadores envolvidos”, adiantou o gerente.

Ele informou ainda que a Paratur terá um estande de 72 metros quadrados na BTL, e apresentará danças típicas, como o carimbó, promoverá a mostra gastronômica, e exibirá vídeos e fotografias de pontos turísticos do Pará em um ônibus colocado dentro da feira.

Durante a BTL 2014, representantes da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e da Paratur participarão de duas reuniões com grupos hoteleiros da Europa. Entre as redes de hotéis já confirmadas para os dias 12 e 13 de março estão o grupo Pestana, os representantes do transatlântico D’Ouro Azul e o grupo Luzeiro.


Tags

Economia paratur Turismo