Agricultura
Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que formam a empresa nas regionais de Altamira (oeste paraense), integrada por nove municípios; Marabá (sudoeste do Pará), composta por 21 municípios, e Conceição do Araguaia (sul do Estado), formada por 15 municípios, se reúnem nesta terça-feira (11), até a próxima quinta-feira (13), para discutir as ações da empresa no triênio 2011-2013. Coordena a atividade técnica, a titular da Emater, Cleide Amorim.
O encontro, que acontece na Unidade Didática-Agroecológica do Nordeste Paraense (UDB), em Bragança, é o terceiro momento que a Emater promove para discutir com os gestores as ações de campo, construindo uma linha temporal, identificando os resultados obtidos no triênio que contribuíram com a qualificação dos serviços de assistência técnica e extensão rural junto às comunidades rurais do Estado e com o desenvolvimento da empresa.
Durante o encontro será debatida a implantação de Unidades Gestoras (UG), em todos os 12 regionais da Emater, presente em todos os municípios do Pará. A nova forma de ação da empresa tem intenção de garantir maior autonomia na gestão orçamentária e financeira para as equipes de campo, no que diz respeito a projetos finalísticos, capacitação de agricultores, visitas técnicas, atividades de assistência técnica e extensão rural.
Os regionais de Castanhal, São Miguel do Guamá (nordeste paraense) e Ilhas, já estão na condição de UGs. “Temos percebido que a implantação das unidades gestoras tem dado celeridade às atividades nos municípios”, disse Cleide Amorim.
Palestram no encontro, o Dr. José Ranolfo Matos, da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip), tratando de gestão de resultados, e José Ricardo Rosseno, presidente da Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), que abordará a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e os novos rumos da extensão rural pública.