Cultura
A diversidade cultural do Pará será mostrada pelo Grupo Uirapuru, atração do projeto Por do Som desta sexta-feira (14), com o espetáculo “Regionalizando”. A apresentação iniciará as 18 h, na orla do Armazém 3 da Estação das Docas. A entrada é franca.
O espetáculo propõe ao público uma viagem por algumas regiões do Estado. “Começaremos pela região Bragantina, com dois ritmos característicos da Marujada: o retumbão e o xote. Depois passaremos para região de Cametá, com as danças do siriá e maçarico, e seguiremos viagem”, antecipa a coordenadora do grupo, Cláudia Peniche. Além dessas danças, o grupo apresentará músicas coreografadas, como a canção “Esse rio é minha rua”, de Paulo André e Ruy Barata.
O Grupo Uirapuru foi criado no Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP) há 30 anos, e se mantém até hoje trabalhando com jovens de escolas públicas de Belém. Em todo esse tempo, ele já se apresentou em diversos locais do Pará e em outros Estados.
Cláudia Peniche destaca o quanto a visibilidade concedida pelo projeto Por do Som é importante. “A Estação das Docas é uma vitrine para os grupos regionais, e para o trabalho que realizamos durante todo o ano. E são esses grupos que representam o Estado pelo Brasil afora”, informa. O grupo já confirmou apresentação no 31° Festival Nacional de Folguedo, em Teresina (Piauí), que será realizado neste semestre.
Apesar de contar com 30 componentes, o grupo pode receber novos membros, sendo músicos ou dançarinos. Os interessados devem procurar a coordenadora, Cláudia Peniche, pelos telefones (91) 8875-9872 e 8032-8239.
O projeto Por do Som é realizado pelo governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas (Boulevard Castilhos França, bairro da Campina). Mais informações pelo fone (91) 3212-5525.
Tags
cultura estação das docas
Relacionadas
-
Cultura
Festival Pan-Amazônico de Cinema vai debater gênero, meio ambiente e movimentos sociais
Após sete anos de pausa desde sua última edição, realizada em 2012, o Festival Pan-Amazônico de Cinema 2019 (Amazônia DOC), terá sua 5ª edição a partir da quinta-feira (30), com programação até 7 de j... -
Remição de pena
'Leitura que Liberta' completa um ano no Centro de Recuperação do Coqueiro
-
Tradições
Semana de Museus no Pará evidencia o universo simbólico e cultural dos rios
-
Concerto
Amazônia Jazz Band faz apresentação especial no Teatro Da Paz
-
Reconhecimento
Seaster encerra Semana do Artesão com serviços de cidadania
-
Dia do Artesão
Estado apoia projeto de lei que beneficia o artesanato paraense
-
Estação das Docas
Grupo Mururé é a atração do Pôr do Som desta sexta-feira
-
Cultura e liberdade
Secult leva arte a vários espaços para celebrar a luta da mulher
Março chegou, e com ele as programações alusivas ao Dia Internacional da Mulher – 8 de Março. A fim de fortalecer o movimento de mulheres, principalmente no âmbito do empreendedorismo, o Governo do Pa... -
'Reinsere'
Campanha de arrecadação de livros incentiva a educação no cárcere
-
Cultura
Exposição sobre Saramago segue em cartaz até o dia 17 de fevereiro, em Belém