Segurança Pública

Operação combate a criminalidade em Icoaraci e Ananindeua

Numa ação conjunta e simultânea envolvendo diversos órgãos estaduais e municipais, o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social está realizando, a partir desta quinta-feira (13), a Operação “Minerva”, no distrito de Icoaraci, em Belém, e em bairros do município de Ananindeua (12ª e 17ª áreas integradas de Segurança Pública). A operação visa reduzir os índices de ocorrências registrados nas áreas, especialmente as que se referem aos casos de roubo e letalidade violenta, com ações preventivas e repressivas de combate à criminalidade.

Durante todos os dias da Operação “Minerva” serão realizadas várias ações de segurança como: Barreira Integrada, Incursão, Saturação, cumprimento de mandados judiciais, combate ao tráfico de drogas, combate à mídia “pirateada” e contrabando, fiscalização em feiras, bares e postos de gasolina, além da ação denominada “Anjo da Guarda”, que visa retirar das ruas crianças e adolescentes em situação de risco.

Em Icoaraci, o Posto de Comando Integrado foi instalado na Praça Matriz, que está funcionando como ponto de apoio das forças de segurança e contato direto do comando da operação com todos os órgãos envolvidos. Na praça está instalada uma Delegacia Móvel da Polícia Civil para o registro de ocorrências policiais e o serviço Disque-Denúncia.

Também permanecerão no Posto de Comando, equipes da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e da Companhia Especial de Policiamento Assistencial (Ciepas) da Polícia Militar, além de viaturas de resgate do Corpo de Bombeiros e veículos para o transporte de pessoas que forem detidas durante as ações de combate à criminalidade no distrito.

Para o coordenador da operação em Icoaraci, o tenente-coronel PM José Mauro Silva Pedra, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, a ação visa dar mais tranquilidade para a população da Vila Sorriso. “Estamos trabalhando em três turnos com mais de 60 homens e mais o apoio de tropas do Comando de Missões Especiais (CME) e Comando de Policiamento Especializado (CPE), Detran, Semob e Guarda Municipal. São várias incursões que visam dar mais segurança para a população e estamos aumentando o nosso efetivo para que todos se sintam mais seguros", explicou.

Nas ruas várias barreiras foram montadas e pessoas, carros e motos foram parados para averiguação. Detran, Polícia Militar e Semob verificavam carteira de habilitação, documentação dos veículos e documentos pessoais. O Detran está com 120 agentes de trânsito em três turnos. “Verificamos aqui a documentação dos veículos e a habilitação do condutor, quem não estiver regular vai ter seu veículo apreendido, isso também serve pra gente recuperar e prevenir roubos aqui em Icoaraci”, explicou Alisson Souza, que coordena as ações do departamento na operação.

José Edvan, 54 anos, é comerciário no distrito e gostou da chegada da operação em Icoaraci. “Isso é muito para dar mais segurança pra nós moradores. Ações como esta devem ser permanentes, fui parado aqui na barreira e como estou com os meus documentos em dia não me preocupei”, disse.

Ananindeua

O Posto de Comando Integrado no município está funcionando na Unidade Integrada do bairro da Jaderlândia. A operação está sendo coordenada pelo tenente-coronel Almério Moraes, comandante do 6º BPM e pelo delegado da Policia Civil, Ocimar Nascimento.

Durante as ações policiais também estão sendo realizados serviços de limpeza pública e de iluminação de ruas e ações de cidadania, com a parceria do Programa Pro Paz, Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Hospital Adventista de Belém, Serviço Social da Indústria (Sesi) e secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Cultura, Esporte e Lazer de Ananindeua.

Também participam da operação os seguintes órgãos: Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup); Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp); Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe); Polícia Civil (Delegacia de Polícia Especializada e Diretoria de Polícia Metropolitana); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Corpo de Bombeiros; Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, Superintendência de Mobilidade Urbana e das secretarias municipais de Economia (Secon), de Saúde/Vigilância Sanitária (Sesma) e de Meio Ambiente (Semma).


Tags

polícia civil polícia militar segup Segurança