Turismo

Pará fecha negócios e capta investidores durante feira de turismo em Portugal

O terceiro dia de participação do Pará na Feira Internacional de Turismo de Lisboa (BTL) amplia as expectativas de fortalecimento, no mercado europeu, do destino turístico como o prioritário na Amazônia. A avaliação é da equipe de Marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que está promovendo o turismo paraense no evento, que começou no último dia 12 e segue até domingo, dia 16, no Parque das Nações, na capital portuguesa.

O presidente da Paratur, Marcelo Mendes, que coordena a participação do Pará na BTL, relata que nos três primeiros dias do evento cerca de 350 empresários do setor de 25 países apreciaram a exposição do Pará em um estande próprio, pela primeira vez, e em um ônibus promocional aberto ao público. "O estande já recebeu mais de mil visitantes diretos que se deslumbraram com o ambiente produzido no ônibus “Pará, obra-prima da Amazônia”, onde são apresentados vídeos sobre a cultura, as danças e outros segmentos turísticos do Pará”, relata.

Segundo ele, um dos momentos mais significativos da presença do Pará na BTL foi a participação da equipe em um encontro na Embaixada do Brasil em Portugal, com a presença de Ruy Casaes, Embaixador Cônsul Geral do Brasil; Davi Leal, secretário de Indústria, Comércio e Mineração do Pará; Ricardo Vieira Coutinho, governador da Paraíba, entre outras autoridades brasileiras para “incentivar os estados brasileiros a investir na atração de turistas portugueses ao Brasil” afirma Marcelo.

A equipe da Paratur já se reuniu com mais de 50 empresários e investidores nacionais e internacionais especializados em turismo. Um desses investimentos poderá ser visto a partir de junho, quando a TAP (Empresa de Transporte Aéreo de Portugal) começa a operar voos diretos de Belém para Lisboa, capital de Portugal. Ainda na tarde desta sexta-feira, 14, o presidente da Paratur esteve com Victória Williams e Paulo Henrique, diretores executivos da TAP Portugal na Espanha, e com representantes da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Em pauta esteve a promoção do Pará no mercado espanhol.

No estande da Embratur também foi lançado oficialmente para os europeus o voo direto Lisboa-Belém e a Paratur formalizou convite aos suppliers (fornecedores) e buyers (compradores) que comercializam produtos da Amazônia para participar da Fita - Feira Internacional de Turismo da Amazônia, que realiza com apoio da Setur, de 21 a 23 de maio, na Estação das Docas.

Marcelo Mendes antecipou, ainda, articulações promocionais com a empresa “Sol Trópico”, operadora de viagens que pode fechar com a Paratur a venda do Pará a outros países da Europa, como França, Inglaterra e Espanha. A Paratur também está conversando com a “Douro Azul”, empresa que possibilitará um roteiro exclusivo entre Manaus e Belém a partir de 2015. As expectativas de resultados é excelente, já que o Pará é detentor de mais de 50% dos atrativos turísticos naturais da Amazônia, segundo a OMT – Organização Mundial do Turismo.

Programação

Neste sábado, dia 15, o evento continua, dando destaque à tarde de autógrafos com a jornalista paraense Anete Ferreira, que reside em Portugal há 20 anos e estará no estande do Pará lançando a segunda edição de um livro sobre o expedicionário Pedro Teixeira, ícone da história do Pará, da conquista da Amazônia, tendo percorrido o rio Amazonas em outubro de 1637 para explorar e pesquisar o rio. Em Belém o livro será lançado durante a  Feira Pan-Amazonica do Livro.

Nesta sexta-feira, dia 14, a equipe de Marketing da Paratur também realizou uma palestra de apresentação do roteiro "Pará: A Obra-Prima da Amazônia", em 8 dias e 7 noites. Ao final foi sorteada uma passagem (com direito a acompanhante) para Manaus e Belém, oferecida pela  TAP Portugal.

Neste sábado, 15, a Paratur vai realizar nos espaços da BTL, um desfile de joias amazônicas, ação a ser feita em parceria com o Polo Joalheiro por intermédio da diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Rosa Helena Neves. Todas as ações promocionais do Pará estão sendo acompanhadas pela degustação da culinária paraense, em especial produtos derivados de tucupi com Jambu, geleia de pimenta e de cupuaçu, além de beiju de mandioca. O cardápio é assinado pela chef paraense Ilca do Carmo e a ação é realizada em parceria com o Instituto de Gastronomia Paulo Martins. Tudo ao delicioso som do grupo parafolclórico de dança Mistura Regional.

Com previsão de receber 65 mil pessoas até domingo, o evento tem como tema “Turismo: A Indústria do Sorriso” e está em sua 26ª edição. O evento é uma homenagem à hospitalidade, à simpatia e à arte de bem receber, um dos pontos fortes do turismo nacional, numa edição onde o segmento Meeting Industry (MI) e o programa de Hosted Buyers têm especial destaque. Instalada numa área de 30 mil m2, conta com mais de mil empresas e entidades presentes, das quais cerca de 100 participam pela primeira vez. O evento ocupa três pavilhões e zona exterior do Parque das Nações.


Tags

paratur Turismo