Com o objetivo de recuperar áreas de pasto degradadas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), em Santana do Araguaia, sul do Estado, implantou uma Unidade Demonstrativa (UD). A atividade técnica, que acontece no Projeto de Assentamento (PA), Pimenta, na propriedade do agricultor Josafá Pereira, na zona rural do município, trabalha tecnologias que estão acessíveis ao produtor e permitam o aumento da produtividade agrícola familiar.
A área de um hectare, passou por levantamento técnico, coleta e análise do solo, para a correção das propriedades químicas da terra para receber a gramínea, da variedade mombaça. A espécie de capim foi escolhida pela maior disponibilidade de proteína para a alimentação do rebanho.
A UD tem o objetivo de demonstrar ao agricultor que utilizando técnicas específicas, áreas antes inutilizadas podem se tornar férteis. A recuperação das áreas evita o desmatamento, aumento da produção da unidade familiar e ainda incentiva a fixação do homem no campo. Após seis meses da implantação do projeto a área que sofreu o processo já foi recuperada.
Segundo dados da Emater, 50% das áreas de assentamento na região se encontram em estágio de degradação. A expectativa da empresa é disseminar a tecnologia e incentivar o maior número de agricultores familiares a adotarem o sistema. “Esperamos que só no primeiro ano de adoção do processo já tenhamos uma redução de 10% no desmatamento”, afirma Isac Ponce, técnico da Emater.
No próximo mês de maio, a Emater fará a demonstração prática da ação executada para a recuperação das áreas degradadas em um Dia de Campo. A ideia é reunir 50 agricultores para conhecer o trabalho.