Pará em Obras
Foto: Eliseu Dias/Ag. Pará
O Governo do Estado retomou, recentemente, as obras de construção do prédio que sediará o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev). A obra, localizada na avenida Alcindo Cacela, próximo ao Museu Paraense Emílio Goeldi, recebe um aporte financeiro de aproximadamente R$ 16,5 milhões e promete ampliar o atendimento aos segurados e beneficiados da autarquia, vinculada à Secretaria Especial de Estado de Gestão.
A construção está em fase de fundação, já na segunda etapa de cravamento das estacas e colocação de blocos. O prédio terá sete pavimentos, duas rampas de acesso e um subsolo com estacionamento para 100 carros e um caminhão. Do primeiro ao sexto andar serão distribuídas salas voltadas à área administrativa e o sétimo receberá o sistema de abastecimento d’água.
A torre principal terá quatro elevadores, sendo três deles destinados aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE) e os demais a usuários e funcionários. O novo Igeprev ainda terá área de atendimento para 160 pessoas em 12 guichês, auditório para 277 pessoas, com divisórias removíveis e acesso independente, caso o local receba algum evento externo, e um bloco menor, que abrigará almoxarifado, refeitório e vestiário destinado aos funcionários.
A obra tem recursos administrados pela Secretaria de Estado de Obras Públicas do Pará (Seop) e está a cargo da empresa Circulo Engenharia Ltda. Segundo o engenheiro Igor Azevedo, o projeto é complexo, mas será cumprido dentro do prazo determinado. “Estamos trabalhando num ritmo que nos permitirá concluir a construção em dezembro, três meses antes do que está em contrato, que seria em março de 2015. A estrutura será concluída daqui a quatro meses. Ou seja, nosso objetivo é que de julho a dezembro nos dediquemos apenas ao acabamento interno e externo”, explica.
O presidente do Igeprev, Allan Moreira, conta que a concepção do projeto foi garantida com participação dos servidores, que são o público-alvo do instituto, e que a nova sede possibilitará a concentração de todos os serviços previdenciários em um ambiente mais amplo, seguro e confortável. “É uma sede adequada a todos os padrões de atendimento à pessoa idosa e com deficiência. Esse é o primeiro grande ganho. Além disso, as instalações físicas foram muito bem pensadas e concebidas, gerando um ganho de produtividade. Nossa capacidade atual de atendimento é de cerca de 60 lugares em espera e, com a nova sede, mais do que dobraremos esta capacidade”, detalha.
Ainda segundo o presidente, a área administrativa será ampliada e reordenada, possibilitando a realocação dos servidores de uma maneira adequada. “Serão seis andares direcionados especificamente ao setor administrativo, para que possam desempenhar suas funções de maneira mais ágil e tranquila. O objetivo é valorizar não somente nossos segurados, mas também servidor que exerce suas atividades no instituto. Essas melhorias mostram grande sensibilidade por parte do Governo do Estado em relação aos servidores que realizam atendimento e os que precisam de atendimento.
Dados da obra:
Início da obra: março de 2014
Conclusão: março de 2015
Andamento da obra: 25%
Valor da obra: R$ 15.377.777,77
Empresa responsável: Circulo Engenharia Ltda
Secretaria responsável: Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop)
Órgão beneficiado: Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev)