Pará em Obras
Foto: Eliseu Dias/Ag. Pará
A duplicação dos três primeiros quilômetros da avenida Perimetral – uma das obras do Sistema Integrado de Transporte da Região Metropolitana de Belém, previsto no Projeto Ação Metrópole, executado pelo Governo do Estado – deve ser concluída até meados do próximo mês de julho. A expectativa é do engenheiro responsável pela obra, Rui Sales, da Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb).
Segundo Rui, a obra foi divida em três etapas para facilitar a evolução. Um trecho diz respeito ao perímetro localizado entre as travessas São Domingos e Cipriano Santos; outro entre as travessas Cipriano Santos e Mauriti, e, por fim, entre a travessa Mauriti e a avenida João Paulo II.
No caso do primeiro trecho, toda a parte de drenagem já foi concluída. Nos próximos dias, terá início a terraplenagem. O segundo, com cerca de 600 metros, é o que está sendo trabalhado no momento. No local, os operários da empresa responsável pela obra estão realizando a chamada drenagem profunda, que envolve a implantação de tubulação que servirá para levar a água pluvial para um poço, de onde, posteriormente, será drenada para os canais.
Essa intervenção, que teve início no último dia 10 de março e estava prevista para terminar em 60 dias, deverá ser concluída antes do prazo inicial. “Vamos concluir esse trecho e entregá-lo totalmente pronto, já com calçadas, ciclofaixas, ciclovias, meio fio e canteiro central. Foi justamente para agilizar o trabalho que dividimos a obra por etapas, para evitar abrirmos várias frentes e não avançarmos em nenhuma. Assim, concluímos completamente uma etapa e seguimos para outra, embora nada impeça que algumas coisas possam ser feitas paralelamente”, explica o engenheiro, acrescentando, por exemplo, que o trecho entre as travessas São Domingos e Cipriano Santos foi completamente drenado enquanto já se iniciava o trabalho no trecho entre a Cipriano Santos e a Mauriti.
No perímetro entre a Cipriano Santos e a Mauriti, onde está ocorrendo o trabalho no momento, a intervenção está sendo mais demorada por se tratar da chamada drenagem profunda. “Depois disso, vamos partir para o trecho entre a Mauriti e a João Paulo II, onde será feita apenas uma drenagem superficial e não vai haver troca de material, vamos simplesmente escariar (cortar) a pista para que depois ela possa aderir e receber uma nova camada asfáltica, então será um serviço mais rápido. O trecho mais crítico realmente foi aqui entre a Cipriano Santos e a Mauriti e, depois, um outro trecho também receberá esse serviço, que é entre as travessas Barão do Triunfo e a Enéas Pinheiro, mas também não numa profundidade tão grande”, destacou.
A avenida Perimetral, entre a avenida João Paulo II e o campus da UFPA, tem cinco quilômetros de extensão. No primeiro momento, no entanto, a duplicação vai envolver os três quilômetros iniciais, os quais estão sendo trabalhados pela Seidurb. Os dois quilômetros finais serão contemplados num segundo momento do projeto.
Interdição
Foi por conta das obras que, no último dia 18, houve o bloqueio do tráfego de veículos pelo trecho entre a Cipriano Santos e a Mauriti. Para solucionar o problema, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), em parceria com a Seidurb, criou um corredor alternativo, no qual, até agora, nenhum incidente foi verificado com condutores.
O desvio é o seguinte: os veículos que trafegam pela Perimetral em direção à UFPA dobram na travessa Mauriti até chegar na avenida João Paulo II no sentido São Brás. Ao chegar próximo à travessa Antônio Baena, o motorista usa o retorno e, no outro lado da via, acessa a travessa Francisco Monteiro, de onde segue até a avenida Cipriano Santos para retomar a Perimetral após o trecho em obras. Já para os carros que vão da UFPA para a João Paulo II, o desvio é feito pela Cipriano Santos ou Celso Malcher até a Francisco Monteiro, seguindo para a João Paulo II, tanto no sentido São Brás como no sentido da Dr. Freitas, e dali ao destino.