Turismo
O Programa Estadual de Qualificação Profissional do Turismo (PEQTur), executado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), realiza o curso "Bem Receber Turistas" nesta segunda e terça-feira (25 e 26), na Ilha de Mosqueiro, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e Agência Distrital do Mosqueiro, e apoio do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e Organização Pará 2000, que gerencia a Estação das Docas, o Mangal das Garças e o Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.
O curso pretende capacitar 40 trabalhadores da segurança pública em Mosqueiro, além de taxistas, mototaxistas e outros profissionais. Ministrado por Conceição Pereira, psicóloga da Setur, e pela turismóloga Rosângela Martins, da Belemtur, o curso engloba temas como “A Hospitalidade do Turismo – A arte do bem receber”, “Relações Interpessoais” e “Comunicação Interpessoal”.
Já no polo turístico do Tapajós, em Santarém (oeste do Pará), a Setur realizará o curso “Melhoria de Produtos Turísticos”, de 26 a 28 deste mês, envolvendo 30 servidores que atuam na área de turismo nos municípios de Santarém, Belterra, Oriximiná, Monte Alegre, Óbidos e Prainha. A formação será feita em parceria com a Escola de Governo do Pará (EGPA) e Secretaria Municipal de Turismo de Santarém, com apoio da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav-PA) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur).
O curso tem como objetivo oferecer a qualificação e o aperfeiçoamento de profissionais que atuam na gestão do turismo nos órgãos municipais, para melhoria dos serviços e produtos turísticos consolidados na região, além de contribuir para a formação de uma rede de gestores municipais e empresários do turismo, a incorporação de inovações e para o aprimoramento da qualidade dos produtos turísticos paraenses. A iniciativa também integra as instâncias municipais e regionais na execução das políticas de desenvolvimento do turismo, e no fortalecimento da estrutura institucional do turismo nos municípios, para uma gestão compartilhada.
A capacitação terá como instrutores o advogado Luiz Guilherme Pontes e Cruz, do Núcleo Jurídico da Paratur, e Rose Larrat, bacharel em Comunicação Social, advogada e vice-presidente de Relações Institucionais da Abav-PA. O curso fará uma análise dos aspectos legais, econômicos, comerciais e sociais do turismo, e ainda dos recursos e atrativos locais, serviços e categorias para a formatação de produtos receptivos expressivos, que correspondam à realidade local e sejam adequados à clientela.
Tags
setur Turismo
Relacionadas
-
Mercado europeu
Gastronomia paraense é a estrela da 1ª Mostra Pará-Amazônia em Lisboa
-
Turismo
Matéria de 'O Estadão' convida a descobrir as belezas e riquezas do Marajó
-
Prazo
Municípios têm até 30 de junho para aderir ao Mapa do Turismo Brasileiro
-
Parque Zoobotânico
Governo quer o Museu Paraense Emílio Goeldi na rota turística do Estado
-
Desenvolvimento urbano
Governo cede terreno para construção de complexo turístico e de negócios em Marituba
-
Verticalização
Pará vai negociar cacau e chocolate na feira internacional de São Paulo
-
Gestão
Municípios recebem oficinas do Programa de Regionalização do Turismo
-
Santarém
Governo participa de lançamento do projeto Investe Turismo
-
Feiras internacionais
Estado fortalece economia do turismo na Europa
-
Em São Paulo
Cacau, chocolate e joias do Pará participarão de festival internacional