Novas Rampas
Na tarde desta terça-feira, 25, o governador Simão Jatene visitou a área afetada pelo acidente na ponte sobre o rio Moju, pertencente ao complexo de pontes da Alça Viária (PA 150), no município de Moju, nordeste paraense. Acompanhado do prefeito da cidade, Deodoro Pantoja; dos titulares da Secretaria de Estado de Transporte (Setran), Eduardo Carneiro, e Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Pedro Abílio do Carmo, o governador realizou um sobrevoo na região e inspecionou pessoalmente a travessia dos veículos.
Na visita, Simão Jatene acompanhou o trabalho para melhorar o acesso dos veículos à rampa das balsas e afirmou que o Governo do Estado vai disponibilizar toda a estrutura possível para diminuir os engarrafamentos dos dois lados da ponte. Segundo Jatene, o Estado já contratou “os melhores profissionais para encontrarem a equação de recuperação da ponte e estratégias que precisam ser utilizadas para não gerar mais impactos negativos para a população”.
Novas rampas - De acordo com o engenheiro Osmar Sampaio, diretor de transportes terrestres da Setran, o governo tem intensificado as medidas para desafogar o engarrafamento no local. “Pelos nossos estudos preliminares, verificamos que as principais causas dos congestionamentos nos dois lados da ponte têm sido o deslocamento de carretas na rampa de acesso às balsas. Em média, cada carreta tem demorado de 15 a 20 minutos para se acomodar na balsa. Por isso, estamos priorizando urgentemente a construção de rampas exclusivas para esses veículos”, garantiu o engenheiro da Setran.
As duas rampas exclusivas para veículos de grande porte devem ser construídas ainda esta semana. Com isso, a Secretaria de Estado de Transporte pretende desafogar a fila de veículos para a travessia, que vem se intensificando devido ao tempo de espera da balsa. “Com a construção dessas novas rampas, que vão ser instaladas em uma área já demarcada pela Prefeitura de Moju, o Governo vai diminuir o tempo de espera na travessia e os veículos menores não terão que esperar as carretas na fila da rampa, pois eles vão usar os acessos exclusivos”, ressaltou o técnico da Setran.