Abastecimento
Os preços do mamão e da melancia aumentaram no mês de fevereiro, de acordo com a análise conjuntural divulgada pelas Centrais de Abastecimento (Ceasa) do Pará. A pesquisa, aplicada pela diretoria técnica do órgão, analisou a trajetória dos preços dos principais produtos hortifrutigranjeiros, representando o total 69,46% da oferta do entreposto atacadista.
De acordo com a pesquisa, o valor do mamão Havaí apresentou alta de 106,69% em comparação ao mês de janeiro. O reajuste está relacionado ao período de entressafra da fruta, que deverá influenciar o aumento do preço do produto no próximo mês.
Outro produto que acompanhou a alta dos preços foi a melancia, com o reajuste de 33,79% em relação a janeiro. Com 19,57% a menos do que a oferta do mês anterior, o preço da fruta disparou devido à entressafra nos estados produtores.
A cebola teve reajuste de 19,60% no preço médio, comparado a pesquisa feita no mês de janeiro. A alta ocorreu devido ao final da safra nos estados de Pernambuco e Bahia, responsáveis pelo cultivo do produto que apresentou baixa qualidade em comparação a cebola vermelha de boa qualidade, produzida nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Conforme a análise da Ceasa, dois produtos apresentaram queda nos preços praticados no mercado durante o mês de fevereiro, entre eles, a batata inglesa lavada, com recuo de 13,07% e a cenoura com redução de 17,68% em relação aos valores pesquisados no mês de janeiro.
Segundo o presidente da Ceasa, Carlos Augusto Barbosa, a variação dos preços também foi observada no mercado varejista de frutas e hortaliças. Nos supermercados, a média de variação percentual dos preços pode chegar até a 100%, quando comparados aos praticados no mercado atacadista das Centrais de Abastecimento.
“Para economizar, o consumidor deve estar atento e pesquisar bastante. As feiras livres são uma boa opção, pois os preços dos produtos hortifrutigranjeiros são mais baratos devido à baixa margem de comercialização e menor custo operacional. Outra alternativa é realizar a compra associada que pode ser efetuada por um grupo de pessoas no mercado atacadista da Ceasa. Com isso, o consumidor pode economizar até 100% ao adquirir frutas e hortaliças”, explica o presidente.