AGRONEGÓCIO
Foto: Divulgação
Durante o período de 13 a 21 de agosto de 2022, o Parque de Exposições Amílcar Tocantins foi palco da 55ª Feira Agropecuária de Paragominas (Agropec), evento de suma importância para o incentivo à cultura e movimentação na economia do município. Todos os anos a Agropec é responsável por reunir em um único lugar novidades do agronegócio, entretenimento, exposição de máquinas e implementos, shows, parque de diversões e muito mais.
Neste ano, a feira contou com inovações propostas pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas (SPRP), responsável pela organização e realização do evento. No ano anterior (2021), a feira precisou se reinventar, acontecendo em outubro ainda devido à pandemia da Covid-19, já neste ano de 2022, voltando aos moldes tradicionais, acontecendo em agosto, a Agropec reuniu cerca de 200 (duzentos) stands, que estiveram expondo seus produtos nesta grande vitrine do agronegócio, e contou com um número aproximado de 230 mil pessoas, que estiveram presentes durante os 9 (nove) dias de evento.
A estimativa é que neste ano, a feira agropecuária tenha gerado cerca de 1.200 (um mil e duzentos) empregos diretos e indiretos, movimentando ativamente a economia local com um montante de aproximadamente 460 milhões de reais, e expandindo cada vez mais o potencial agrícola da região.
Em 2022 a Agropec seguiu a continuidade do ano passado, e trouxe novamente o modelo de feira sustentável, com o recolhimento correto dos entulhos, fazendo a separação de todo o lixo produzido durante todos os dias do evento. Além disso, durante a feira foram realizados diversos projetos de sustentabilidade, que contribuíram diretamente para um melhor aproveitamento de todos os resíduos produzidos pelos expositores, e também população participante, como a parceria com o projeto Adubo Sustentável, que diz respeito a separação de lixo seco e molhado, sendo utilizado como adubo posteriormente.
A Agropec 2022, trouxe também uma novidade para os visitantes: o primeiro sábado (13) teve portaria liberada, com a promoção de dois shows nacionais, do cantor John Amplificado e da dupla Victor & Luan. Outras atrações que também passaram pelo palco da feira, foi o cantor Murilo Huff (no domingo, dia 14); a irmã Ana Paula (segunda-feira, dia 15), fazendo parte do tradicional evento católico “Celebrai” que este ano esteve em sua 18ª edição; as bandas Ministério LPN, e Geração 7ON (terça-feira, dia 16) que fizeram o show gospel; o fenômeno do momento, Zé Felipe (na quinta-feira, dia 18); artistas regionais como Alan Mendes e a dupla Gleyk&Gleyson (sexta-feira, dia 19), incentivando os cantores locais; o cantor Zé Vaqueiro (sábado, dia 20); e encerramento com a cantora Viviane Batidão com também portaria liberada (domingo, dia 21).
A 55ª Agropec também promoveu palestras voltadas ao público do agronegócio, leilões, julgamentos da raça Mangalarga Machador, rodeio, concurso Miss/Mister Agropec, torneio leiteiro, eventos infantis, encontro de mulheres do agro, e muito mais. Uma programação extensa durante os 9 (nove) dias de feira, levando o nome do agro cada vez mais adiante, e fazendo desta Agropec uma das melhores feiras realizadas em 55 anos, reafirmando a importância da maior vitrine do agronegócio paraense.

