Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará
O Fórum Marajó Sustentável, realizado nesta quarta-feira, 23, na Estação das Docas, abriu oficialmente as comemorações pelo 20 anos da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam). Convidado para o evento, o governador Simão Jatene destacou o empenho das prefeituras locais para buscar o fortalecimento da região e também confirmou que o Terminal Hidroviário de Belém vai atender de forma prioritária a população ribeirinha e as linhas de embarcaçòes que atendem o arquipélago.
"A entrega do novo terminal é uma das etapas desse processo, afinal essa obra vai atender a população que mais precisa, que é aquela que utiliza os nossos rios como principal meio de transporte. O outro lado da questão diz respeito ao fortalecimento da rede de portos hidroviários no Marajó e aumento as linhas que antendem a região”, destacou Simão Jatene.
O Fórum Marajó Sustentável debateu durante todo o dia, inclusive com a presença também do vice-governador Helenilson Pontes, o futuro sustentável da região, levando em conta a preservação da natureza e a valorização da população urbana, campos, rios e florestas.
No final do evento, 50 personalidades foram agraciadas com a Honra do Mérito Marajoara, entre elas o governador Simão Jatene. Durante a entrega, que homenageou ainda professores, poetas, vaqueiros, comunicadores, empresários e artesãos, entre outros, o jovem Wiveson Feitosa Rocha, de 12 anos, músico da banda da Escola Pedro Pacheco, de Melgaço, emocionou os presentes no teatro Maria Sylvia Nunes ao executar um trecho do Hino do Pará, cantado pelos presentes.
Jatene elogiou a iniciativa e a demonstração de amor e orgulho do marajoara por sua terra. “O Marajó sintetiza bem o desafio de ser Pará. É claro que o governo tem feito um esforço, mas é preciso que as ações sejam conjuntas. Nossas diferenças não podem jamais ser maiores que o nosso esforço coletivo por uma sociedade mais justa. As homenagens aos homens e mulheres que constroem, de forma anônima e cotidianamente, o Marajó são absolutamente válidas e representam bem esse compromisso de toda sociedade. Por isso, divido essa homenagem que recebo com absolutamente todos os paraenses, pois são eles os verdadeiros responsáveis pelas ações do Estado”, disse o governador.
Segundo a presidente da Amam, a prefeita de Ponta de Pedras, Consuelo Castro, o evento buscou parcerias com diferentes órgãos das três esferas do poder público e da sociedade civil para efetivar a implementação de um modelo de desenvolvimento sustentável para o arquipélago. “Queremos buscar um novo modelo de gestão para o poder público marajoara, que leve em conta as nossas complexidades e a nossa diversidade, e busque desenvolvimento, infraestrutura, geração de emprego e renda e melhor condição de vida para o povo marajoara”, frisou.