Infraestrutura
Foto: MANU VIANA/ ASCOM NGTM
A construtora Camargo Corrêa, contratada do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) para execução das obras do prolongamento da avenida João Paulo II, realiza nesta semana a programação social de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A temática faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorada no dia 18 de maio.
Com o tema “Não arrisque essa Jogada!” a ação teve início no dia 19 de maio e segue nos dias 20, 21, 22 e 23, no horário da manhã, com o objetivo de conscientizar os funcionários da Camargo Corrêa e empresas terceirizadas, alunos, pais ou responsáveis, comunidade e funcionários das escolas e unidade de saúde, por meio de dinâmicas que abordam o tema, atividades de produção de texto teatral e artística, além de oficinas, apresentação de vídeos e palestras.
O evento foi idealizado com o objetivo de mobilizar a comunidade e funcionários para um novo olhar sobre o enfrentamento de situações de exploração sexual de crianças e adolescentes. “Alertamos e orientamos para que ocorra o respeito às crianças e adolescentes não apenas no local de trabalho, mas na vida”, disse Marta Santos, gestora de Responsabilidade Social da Camargo Corrêa.
A abordagem sobre o assunto é dinâmica, o que reforça a participação e integração. “É muito importante! A pessoa fica com a mente mais aberta. É de suma importância a nível pessoal e profissional”, afirmou Ana Cristina, técnica em Segurança do Trabalho.
Durante os dias de evento um dos focos que serão levantados é a conscientização e, para isso, a ação está sendo realizada em parceria com os Conselhos Tutelares de Belém e Ananindeua; Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da Guanabara e Aurá e Pro Paz. Para Edilson Raiol, técnico de Segurança do Trabalho da terceirizada Gefort Fundações, as questões levantadas ajudam a estimular a denúncia. "É uma forma de conscientização, daí o despertar da responsabilidade no valor das crianças e adolescentes”.
Nesta quarta-feira, 21, a programação será realizada em dois locais: no Canteiro Central – Pedreirinha, localizado rua Pedreirinha, número 35, bairro Guanabara, das 7h às 8h, para funcionários da Camargo Corrêa e empresa terceirizada e das 9h às 11h, na Unidade de Saúde da Guanabara, localizada na rua Olinto Meira, S/N, Bairro Guanabara, para a comunidade em geral.
No dia 22, a programação será realizada na Escola estadual de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves, localizada na rua José de Alencar, S/N , bairro Castanheira, das 8h às 12h, para alunos, pais e responsáveis e no dia 23 de maio na escola Municipal de Ensino infantil e Fundamental Machado de Assis, localizada na rua Oséas Silva, número 82, bairro Guanabara, das 8h às 12h, para alunos e pais da referida escola.
* Texto da estagiária Daniele Maciel com supervisão de Manuela Viana - assessora do NGTM