Pesca
A Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado (Sepaq) está apoiando o I Torneio de Pesca Esportiva do município de Marapanim, que será realizado no dia 30 de setembro, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Pesca de Marapanim. As inscrições para o torneio serão abertas no início do mês de setembro e poderão ser feitas até a véspera do evento. Os participantes poderão realizar a pesca do tambaqui, tucunaré e jacundá. Esta última é uma espécie que se reproduz em abundância na região.
Segundo a secretária Municipal de Pesca de Marapanim, a pesca esportiva já é praticada há sete anos no município, depois que a própria comunidade do Abaetezinho criou um Acordo de Pesca, uma espécie de lei comunitária, onde os pescadores ajudam a preservar as espécies no período do defeso. “Isso criou uma consciência, ambiental entre eles e atraiu o turismo ecológico para a região, o que inclui a pesca esportiva, onde o peixe é capturado e depois devolvido para o rio", explica Ilma Maria de Melo Martins.
A engenheira de pesca da Sepaq, Amanda Cordovil, avaliou como positiva a iniciativa da Secretaria de Pesca de Marapanim e disse que o torneio de pesca esportiva é totalmente viável na região. “Esse tipo de competição é importante para a preservação do meio ambiente e acaba desenvolvendo o turismo no município”, disse ela. A equipe da Sepaq já visitou o Mercado de Peixe e o Porto Pesqueiro de Marapanim, uma vez que o município é um grande produtor de pescado.