Sepaq
Foto: Agência Pará
O Posto Fiscal, no centro do município de Bragança, recebe neste sábado, 5, das 8h às 14h, a Feira do Pescado. Ao todo, serão colocadas à venda 12 toneladas de peixe à população, sendo que algumas espécies serão vendidas inteiras e outras em filé. Também serão ofertados bacalhau, caranguejo, camarão rosa e cauda de lagosta. A produção é da empresa Forte do Pescado
A iniciativa de levar a programação novamente para Bragança - que já recebeu uma edição da feira este ano, durante a Semana Santa - faz parte do processo de descentralização implantado pela Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado (Sepaq), que já realizou a Feira em municípios como Tucuruí, Marituba, Cametá e Santarém.
“É importante levar a feira para o interior, porque apesar de muitos deles serem grandes produtores de peixes, como é o caso de Bragança, o preço do alimento ainda é considerado alto por boa parte da população. Com essa feira diferenciada, os moradores tem a oportunidade de comprar a preços mais acessíveis”, explica o titular da Sepaq, André Pontes.
O caranguejo que será vendido no Posto Fiscal em Bragança vem do município de Augusto Corrêa, onde existe uma reserva extrativista. O crustáceo será transportado em basqueta, medida que garante que grande parte dos espécimes coletados cheguem vivos ao local de venda, garantido mais rentabilidade para os pescadores artesanais. “Dependendo da procura no primeiro dia da feira poderemos manter as vendas no sábado, véspera do feriado. É provável que tenhamos outras promoções durante a ação no município”, destaca o fornecedor Aesio Gomes.
Serviço: Feira do Pescado em Bragança. Dia 5 de setembro, no Posto Fiscal, das 8h às 14h.