Negócios
O município de Rondon do Pará, na mesorregião do sudeste paraense, criado em 1982, e com cerca de 48 mil habitantes, agora já conta com uma Unidade Desconcentrada da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa). Além de Rondon, dentro do projeto de interiorização do órgão, a Jucepa instalou no último mês de agosto uma Unidade Desconcentrada (UD) em Canaã dos Carajás, em parceria com a Prefeitura Municipal e com a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás (Aciacca). A Junta Comercial possui agora 16 unidades e está presente nos principais municípios polos do estado do Pará, se aproximando cada vez mais do cidadão paraense.
A Unidade da Jucepa em Rondon também foi implantada em parceria com a prefeitura local, está funcionando em uma sala com toda infraestrutura no prédio da Prefeitura Municipal e vai beneficiar a população local que, a partir de agora, pode registrar uma empresa sem se deslocar para a capital ou outros municípios próximos.
O presidente da Junta Comercial, Paulo Sérgio Pinheiro, explica que “a Jucepa tem como objetivo dar legalidade aos atos do registro público de empresa mercantil e disponibilizar informações mercantis à sociedade. E agora com estas inaugurações, chegamos a 16ª Unidade, cumprindo mais uma etapa do planejamento estratégico da Jucepa e do Projeto de Interiorização. É a Junta Comercial do Pará cada vez mais presente no desenvolvimento dos municípios do estado”.
O quantitativo de 1.024 empresas ativas no município de Rondon e o de 7.158 na região sudeste do estado, demonstra a necessidade crescente da instalação da Unidade Desconcentrada de Rondon do Pará. A economia municipal gira em torno do setor agropecuário e também do setor comercial. No setor agrícola destacam-se as plantações de arroz, feijão, milho, mandioca, banana abacaxi e pimenta do reino (cultivo tradicional) milho e soja no cultivo mecanizado empresarial.
Na pecuária, os rebanhos predominantes são bovinos com mais de 400.000 cabeças, suínos, equinos, ovinos e bubalinos. Outro grande empreendimento no município que deverá gerar emprego e renda em Rondon do Pará é o Alumina Rondon, considerado o principal projeto do grupo Votorantim Metais no Brasil. O investimento do Alumina Rondon é estimado em R$ 6,6 bilhões e prevê uma refinaria integrada de alumina e lavra de bauxita no município. O Alumina Rondon pretende ser a segunda maior refinaria do mundo.
A inauguração da UD da Jucepa contou com a presença da prefeita Cristina de Barros Malcher, contadores, empresários locais e funcionários da prefeitura. Para a prefeita "a instalação da Jucepa em Rondon do Pará representa um avanço para o município na prestação de serviços. "Também beneficiará vários municípios circunvizinhos. Haverá celeridade nos processos, facilitando os trabalhos dos profissionais da área e das empresas, uma vez que não será mais necessário deslocamento. também trará impacto positivo para os que trabalham na informalidade, possibilitando a formalização de pequenos comerciantes e empreendedores".
A Unidade da Jucepa já está funcionando desde o dia 1º de setembro, das 8h às 14h, dentro do prédio da Prefeitura Municipal de Rondon do Pará, e tendo como coordenadora a servidora Luciamar Angheben. Entre os serviços que os usuários podem realizar estão: o registro de abertura de empresas individuais, Ltda e Eireli; alterações, transformações e encerramentos de empresa; abertura de filiais; certidões negativas, entre outras. A Unidade fica localizada na Rua Gonçalves Dias, s/n.
Canaã dos Carajás
A Unidade inaugurada em Canaã funciona no prédio da Associação Comercial e Industrial de Canaã. Para o presidente da Jucepa, Paulo Sérgio Pinheiro, que esteve presente na inauguração, a Unidade representa um grande avanço para o município. "Assinamos também o convênio do Sistema Integrador Regin entre a Junta Comercial e a Prefeitura de Canaã dos Carajás, que visa facilitar e desburocratizar o processo de abertura de empresas. Esta é a primeira Unidade Desconcentrada da Jucepa a contar com os serviços do Integrador", disse.
De acordo com a secretária Geral da Jucepa, Iêda Lúcia Carvalho, o município de Canaã ganha muito com a instalação da unidade, pois os registros de empresas serão feitos lá mesmo, sem a necessidade do deslocamento para municípios como Parauapebas, Marabá ou Xinguara. "Outro benefício é que as informações sobre o Registro Mercantil estarão mais perto dos contadores e do empresários".
O crescimento de registros no interior e o desempenho das Unidades Desconcentradas da Jucepa nos principais polos de integração regional são fatores de destaque. A Jucepa vem observando um aumento expressivo do percentual de constituições de novos negócios nestas Unidades, no qual os registros de empresas feitos somente nas Unidades Desconcentradas da Jucepa neste primeiro semestre de 2014 chegou a 3.478 constituições, o que corresponde a 68,93% de todos os registros de empresas realizados na Jucepa.
O assessor regional da Junta Comercial do Pará, Marcello Pantoja, destacou que a instalação da Unidade Desconcentrada de Canaã dos Carajás se tornou necessária pelo quantitativo de empresas ativas no município e região e, principalmente, pela presença e investimento de grandes empreendimentos locais que estão promovendo o desenvolvimento econômico municipal. O quantitativo citado corresponde a 25.955 empresas ativas na Região de Integração de Carajás, destas 2.511 empresas ativas em Canaã dos Carajás.
Para o presidente da Aciacca, Anderson Mendes, a chegada da Jucepa no município é um momento muito importante para o comércio. "O empresário na hora de usar os serviços da Junta Comercial tinha que ir para outras cidades vizinhas, como por exemplo Parauapebas, distante 90 km. Agora, com instalação da Junta em Canaã, o processo para registro de novas empresas passa a ser realizado aqui mesmo. o empresário não irá mais se deslocar para outras Unidades. Sem dúvida é um momento histórico para Canaã dos Carajás". A Unidade da Jucepa está instalada dentro da sede da Aciacca, localizada na Rua Castanheira, s/n - bairro: centro, e tem como coordenadora a servidora Rosicleia Maria Santiago.
O prefeito Jeová Andrade afirmou que trazer a Jucepa para Canaã representa, além de um grande avanço ao município, no que diz respeito à independência para abertura legal de empresas, um enorme incentivo aos empresários que visam regulamentação dos seus negócios e aos futuros investidores, que planejam abrir uma empresa. "A Jucepa chega para nós em um momento muito oportuno, afinal, Canaã está visivelmente em franco desenvolvimento e com isto, nosso crescimento será ordenado como planejamos", disse.