Cultura
O grupo “Intercâmbio Animangá” realiza a partir desta terça-feira, 16, na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN/Centur), programação especial de aniversário, comemorando 15 anos de atividades voltadas para a cultura nipônica. Todos os eventos serão gratuitos. As atividades alusivas ao aniversário do grupo começam com a “Temporada Sumer /Anime 2014”, com exibição de animes nos dias 16 e 23 de setembro. Estão previstas as exibições de episódios dos animes: “Naruto Shippuuden”, “Hunter x Hunter”, “Kill la Kill”, “Inu Yasha”, “Tokio Ravens”, “Fairy Tail”, “Nisekoi” e “One Piece”.
Além disso, tem a estreia dos animes: “Aldnoah Zero”, que traz a guerra entre os alienígenas do Império Vers e a humanidade; “Zankyou no Terror”, onde os terroristas “Sphinx” são responsáveis por ataques à cidade de Tóquio; “Tokyo Ghoul” que traz uma Tóquio assombrada por fantasmas devoradores de gente; e “Tokyo ESP”, onde crianças começam a desenvolver habilidades sobrenaturais. Cada anime possui uma classificação etária e serão exibidos vários a cada dia do evento (dias 16 e 23), por isso é necessária a verificação junto aos organizadores antes de acompanhar a exibição.
A partir de quinta-feira, 18, o “Intercâmbio Animangá” apresenta a “Temporada Sumer/Filmes Clássicos Nipônicos 2014”. A tarde inicia com “Fantomas” (1966), filme que mostra como o Dr. Steel e a menina Marie encontram uma antiga tumba de um herói, provavelmente da civilização atlântica. Depois, o público assistirá “Os Desafios dos Monstros” (1970), em que uma sonda caída do espaço pode transformar animais da Terra em monstros gigantes; e por último, será exibido “King Kong versus Godzilla” (1962), no qual a busca por um fruto valioso, em uma ilha isolada, leva os dois monstros a se enfrentarem.
Na sexta-feira, 19, a programação segue com uma apresentação sobre a vida e carreira do cineasta Akira Kurosawa. Nascido em Tóquio, no dia 23 de março de 1910, ele foi um dos cineastas mais importantes do Japão e seus filmes influenciam uma grande geração de diretores do mundo todo. Neste dia também está previsto um bate-papo sobre as obras do cineasta dentro do horário do evento, das 14h às 18h30.
Kurosawa dirigiu 30 filmes em 50 anos de carreira. Em 1989 foi premiado com o Oscar pelo conjunto de sua obra, que serviu para inspirar, encantar, enriquecer e entreter o público; além de influenciar cineastas de todo o mundo. Entre seus filmes estão: “Os Sete Samurais”, “Os Senhores da Guerra” e “Yoidore Tenshi”. O horário do evento ainda não foi confirmado.
No dia 25, o Intercâmbio Animangá traz para o público o “Temporada Summer - O Mundo Gigante de Godzilla e Outros Monstros”, com três filmes a serem exibidos, todos com classificação livre. Os filmes são: “Godzilla” (1954), a história do gigantesco réptil que surge em virtude de testes nucleares; “The Beast From 20.000 Fathoms” (1953), que traz mais um monstro nascido de explosões nucleares e que começa a deixar um rastro de destruição na América do Norte; por último, “Godzilla Raids Again” (1955), sequência que traz o primeiro inimigo de Godzilla, um monstro chamado Anguirus.
Para finalizar o evento, na terça-feira, 30, será exibida a “Trajetória dos Tokusatsus”, mostrando como os Tokusatsus evoluíram conforme foram ganhando destaque na produção audiovisual do Japão. “Tokusatsu” é uma abreviatura da expressão japonesa “filme de efeitos especiais”. A designação é sinônimo de filmes e séries live-action de super-heróis produzidos no Japão com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando várias técnicas como a pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras. No Brasil, alguns adeptos deste estilo ficaram bastante conhecidos, como “Jaspion” e os “Power Rangers” (versão americana do estilo).
Serviço:
Intercâmbio Animangá - 15 anos, de 16 a 30 de setembro, das 14h às 18h30; no setor de Audiovisual do Centur (3º andar). Evento gratuito. Mais informações e entrevistas: (91) 8057-6017 - Rogério Santos, coordenador do evento