Integração



Foto: Cláudio Santos/ Ag. Pará
Considerada um das procissões mais rápidas da história, O Círio 2014 foi marcado pela tranquilidade, na avaliação de representantes do Sistema de Segurança Pública do Estado. Segundo um relatório do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), divulgado nesta segunda-feira (13), o Círio de Nazaré ocorreu dentro do tempo estimado inicialmente pelos organizadores, totalizando 5 horas e 30 minutos de romaria. “Na avaliação do Dieese, com base nos grandes números do Círio 2013, e principalmente nas primeiras seis romarias, incluindo aí o Círio no domingo, tudo até agora foi realizado dentro do que projetado, considerando até mesmo os possíveis atrasos observados no Traslado (rodoviário), na Trasladação e no Círio”, destaca o relatório.
Mesmo com a realização da principal romaria no último domingo, os sistemas de Saúde e Segurança Pública do Estado continuam dando apoio às demais procissões da Festividade de Nazaré, que prossegue até 27 de outubro. Para garantir atendimento aos participantes das outras seis romarias que faltam, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do 1º Centro Regional de Saúde (CRS), realiza um trabalho preventivo, com distribuição de material informativo, aferição da pressão arterial e realização do teste de glicemia nos locais de grande concentração de devotos.
Além do trabalho preventivo, a Sespa vai atuar com duas ambulâncias em todas as procissões seguintes: Ciclorromaria, Romaria da Juventude, Círio das Crianças, Romaria dos Corredores, Procissão da Festa e Recírio. Para garantir a segurança dos devotos, a integração entre Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) e o Centro Integrado de Operações (Ciop) será mantida até o encerramento da festividade.
Segundo o coronel Roberto Campos, comandante do Policiamento da Capital, não houve nenhuma ocorrência considerada grave nas duas principais romarias. O Sistema de Segurança Pública deve divulgar até a próxima quarta-feira (15) o balanço da operação Círio 2014.
Após todas asemoções do Círio de Nazaré, a segunda-feira começou com peregrinação à Praça Santuário, em Belém. Desde as primeiras horas da manhã, centenas de devotos se concentraram em frente à Basílica Santuário para se aproximar da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, colocada no altar principal da praça.
Ao contrário da programação dos últimos anos, a visitação foi interrompida por algumas horas. Diretores da Festa retiraram a imagem peregrina do altar e a levaram para diversos hospitais de Belém, nos quais a padroeira dos paraenses foi reverenciada até o final da manhã.